Situação de animais magros intriga moradora de Guarapari, ES

Situação de animais magros intriga moradora de Guarapari, ES
O Duque retornou da castração e foi detectada a pneumonia.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o Projeto de Castração Cirúrgica de cães e gatos. A equipe oferece este serviço conforme demandas ou de acordo com rotas específicas em bairros. Após o procedimento de castração é realizada a retirada dos pontos cirúrgicos e em seguida, os animais são devolvidos ao local de origem. Essa foi a forma encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde para diminuir a população de animais abandonados pelas ruas de Guarapari.

As rotas têm sido realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras. Cerca de 50 animais são recolhidos e castrados mensalmente, alguns ficam por um tempo no local em busca de adoção e outros retornam para o bairro que foi recolhido.

A dona de casa, Rosimeri Almeida, oferece cuidados ao Duque, que passou pela castração, e se diz insatisfeita com o estado que o cachorro retornou para o bairro. “Eu sempre estou alimentando os cachorros que aparecem por aqui, alguém provavelmente denunciou e o CCZ veio recolhê-los, mas quando foi o momento de devolver para o bairro, o Duque retornou muito magro e após uma consulta com um veterinário particular, foi constatada a pneumonia. O benefício veio para que os cachorros de rua não procriem, mas em relação à saúde dos bichinhos, eles não tiveram muito cuidado”, lamentou a dona de casa.

A gerente de vigilância ambiental, Lorena Santos da Silva, explica que o procedimento é delicado, e o porquê alguns animais perdem peso. “Todos os animais ficam abrigados no canil. Alguns chegam aqui bem debilitados e conseguem melhorias após nossos cuidados, outros não se adaptam ao local e às vezes rejeitam a alimentação que é dada. É preciso analisar que os animais passam por uma cirurgia e a recuperação requer tempo, mas temos uma equipe especializada em monitorar e oferecer todos os cuidados. Caso seja demonstrada qualquer atitude incomum por parte dos cães e gatos, os responsáveis tomam as atitudes cabíveis”.

O CCZ foi reinaugurado em 2016 e a nova estrutura possui seis canis com área de solarium, doze canis de recuperação, seis gatis, dois canis de isolamento, área de preparo para material cirúrgico e centro cirúrgico. Para que seja feito o recolhimento de animais, é preciso ligar para o telefone (27) 3262-1456. Eles são pegos através de demandas ou conforme rotas feitas em bairros.

Por Larissa Castro

Fonte: Folha Online


Nota do Olhar Animal: É imprescindível que haja um local adequado para a recuperação dos animais. Antecipar a devolução ou expor os animais a um ambiente insalubre significa colocar sua saúde e a vida em risco.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *