SP catanduva asa copy

Solidariedade: ASA castrou quase mil animais em 2014

Também foram realizadas 700 consultas, 360 exames e aplicadas 650 vacinas.

Por Karla Sibro

SP catanduva asaA Associação Solidária aos Animais (ASA) durante todo o ano de 2014 realizou 971 castrações em animais. A ação foi promovida em parceria com veterinários e Secretaria Municipal de Saúde. Conforme informações do vice-presidente da entidade Osvaldo Elias, estudos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontaram que uma cachorra não castrada e seus dependentes podem gerar em seis anos, uma quantidade enorme de cães.

“A medida mais eficaz e aconselhada pela OMS para evitar que surjam novas ninhadas a cada dia é realmente a castração”, informa. Além das castrações, a ASA, em parceria com clínicas veterinárias da cidade, realizou aproximadamente 700 consultas, 360 exames de vários tipos de procedimentos e aplicação de 650 vacinas, além do auxílio a animais de pessoas carentes com 36 quimioterapias.

De acordo com Elias, a ASA não mantém abrigo e também não faz o recolhimento de Animais. “Atualmente, temos trabalhado, no auxílio de castrações a animais abandonados e de pessoas sem condição financeira, o que também implica na compra e doação de remédios pós-cirurgia. Promovemos eventos para arrecadação de recursos, já que não recebemos qualquer tipo de verba pública e também promovemos a distribuição de panfletos para conscientização das pessoas para com o respeito e cuidados aos animais”, afirma a voluntária Maria das Graças Magueta.

ASA

Ainda de acordo com Elias, a ASA é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e formada por voluntários que dedicam seu tempo e seu dinheiro para ajudar na defesa dos animais. “Nenhum voluntário ou diretor recebe salário”, ressalta.

As castrações para animais de rua ou de pessoas que não disponham de situação financeira podem ser realizadas a preço mais baratos por meio de agendamento prévio pelos telefones (17) 3525-0493 ou 98807-9168.

AJUDA

Para que a ASA possa continuar seu trabalho, a entidade pede aos cidadãos doações. “A pessoa pode depositar qualquer quantia na conta poupança n° 28.999-X, agência 6598-6, do Banco do Brasil”, diz Elias.
Já para auxiliar com ração, medicamentos e outros produtos, basta enviar um e-mail para [email protected] ou pelos telefones 3525-0493 ou 98807-9168. A sede da ASA esta localizada á rua Maracaí, n° 99, em Catanduva.

REDE SOCIAIS

A ASA-Catanduva também traz mais informações por meio do seu site (www.asacatanduva.org.br). “Também mantemos um e-mail de contato ([email protected]), e endereço no facebook”, detalha Elias.

MAUS-TRATOS

A ASA orienta as pessoas que ao presenciarem qualquer tipo de abandono ou maus-tratos que envolvam animais, para que entre em contato urgente com a Policia Militar Ambiental, pelo telefone 3522-1313, ou com a Patrulha Ambiental pelo telefone: 0800 757 9191(Guarda Civil Ambiental de Catanduva).

“Importante esclarecer que todos os meios de provas como fotos, vídeos e testemunhas auxiliam na comprovação do fato”, finaliza.

NOTA FISCAL PAULISTA

A população também pode ajudar a entidade doando a Nota Fiscal Paulista sem o CPF, na sede da ASA ou também autorizando a colocação de caixinhas em seu estabelecimento comercial. As notas devem ser entregues até o dia 15 de cada mês. Maiores informações: 3525-0493/3523-6731.

Fonte: O Regional

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.