SOS‌ ‌Paquistão‌ ‌lançará‌ ‌aplicativo‌ ‌para‌ ‌regatar‌ ‌animais‌ ‌de‌ ‌rua‌ ‌em‌ ‌perigo‌ ‌

SOS‌ ‌Paquistão‌ ‌lançará‌ ‌aplicativo‌ ‌para‌ ‌regatar‌ ‌animais‌ ‌de‌ ‌rua‌ ‌em‌ ‌perigo‌ ‌
Aplicativo de celular, agendado para ser lançado no dia 23 de março de 2020, irá detectar a exata localização dos animais feridos. (Imagem cortesia: SOS PAKISTAN)

A Save Our Strays (SOS) Paquistão, uma comunidade pelo bem-estar animal, está lançando um aplicativo de celular para tornar resgates de animais muito mais rápidos e eficientes. De acordo com os desenvolvedores do SOS Animal Rescue, o primeiro aplicativo de resgate de animais de rua do Paquistão detectará a exata localização dos animais em perigo e fornecerá ajuda imediata por meio dos voluntários e veterinários mais próximos.

O aplicativo será lançado no dia 23 de março de 2020 em uma tentativa de fornecer alívio e acabar com a violência contra cães, gatos e burros de rua, e outras espécies locais que sofrem devido à pobre qualidade de vida e permanecem imensamente vulneráveis nas mãos das autoridades e dos moradores.

“As pessoas não podiam compartilhar a exata localização dos animais necessitados, especialmente quando reportavam desde rodovias, então o trabalho de resgate demorava mais”, disse Mustafa Ahmed, diretor de operações e relações públicas da SOS, em entrevista ao jornal The Express Tribune.

“A ideia por trás do desenvolvimento deste aplicativo é garantir a implementação de serviços de resgate de maneira sistemática e organizada. O aplicativo irá detectar a exata localização dos animais feridos”.

Ahmed disse que o aplicativo será lançado inicialmente em Karachi, Badin, Bahawalpur, Lahore e Islamabad, mas eventualmente cobrirá o país inteiro na próxima fase.

De acordo com a SOS, o aplicativo solicitará somente o endereço, ponto de referência mais próximo, número de contato e detalhes do animal em perigo (ferimentos) para fornecer ajuda. Os voluntários também estão sendo treinados para este propósito enquanto o sistema de verificação dos números do CNIC (Cartão de Identificação Nacional Informatizado) e do celular também está atualmente em desenvolvimento.

“Somente neste ano, já resgatamos mais de 1.500 animais que estavam feridos ou envenenados e cerca de 130 animais somente no mês de novembro”, explicou Ahmed, o qual espera que mais animais de rua sejam salvos e vacinados com a abordagem digital e mais acessível.

Tratamento dos animais envenenados

A equipe de resgate da SOS, formada de um veterinário e quatro voluntários, armada na maioria das vezes com redes e cambões, também fazem visitas regulares em áreas diferentes de Karachi para salvar os animais de rua que se feriram em acidentes ou foram envenenados pelos moradores locais.

“O veterinário possui um kit com injeções contra envenenamento e tubos nasogástricos de lavagem gástrica (para anular imediatamente os efeitos do veneno) para salvar o animal intoxicado”, detalhou Ahmed.

“Nós já salvamos 65 a 75 por cento dos animais de rua de sucumbirem ao envenenamento”, ele disse, insinuando que pessoas, até mesmo quando o governo parou, envenenam cães em várias localidades rotineiramente.

De acordo com ele, o grupo também está conscientizando sobre os direitos dos animais na sociedade por meio de design gráfico digital. Os voluntários da SOS visitam diferentes faculdades, universidades e outras plataformas públicas para educar as massas sobre o tratamento humano dos animais de rua, incluindo os programas TNVR (capturar, castrar, vacinar e soltar) para controle populacional.

Fotos: SOS Pakistan

Por Allia Bukhari / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Tribune

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.