SP: Cotia realiza grande campanha de castração

SP: Cotia realiza grande campanha de castração

sp cotia castracaoprefeitura1

Dezenas de pessoas aproveitaram o final de semana para levar cães de grande e pequeno porte e gatos para participar da Campanha de Castração, promovida pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria da Saúde, em Caucaia do Alto.

Somente este ano, a campanha já está em sua 5ª edição, após passar pelos bairros Recanto Suave, Parque Alexandra, Jardim Cláudio e Jardim Nomura ( em frente ao estacionamento da Prefeitura de Cotia).

Realizado nas dependências da Escola Municipal Maísa Aparecida Ribeiro, o evento organizado pelo setor de zoonoses recebeu avaliação positiva dos cuidadores de animais. A moradora Eva Lacerda com sua gata Nick nos braços avaliou o serviço. “O atendimento é muito bem feito, achei muito organizado”.

Nathalia Batista levou a cachorrinha Kiara de 1 ano e 7 meses para ser esterilizada. Nathalia afirmou que já utilizaram o serviço com outro animal de estimação da família e “tudo correu super bem”.

“Cada animal acolhido no colo do seu tutor traz consigo uma história e a campanha de castração tem o papel de abordar a posse responsável, de oferecer mais qualidade de vida ao animal e estabelecer um vínculo ainda maior entre seus cuidadores e o cãozinho ou felino”, afirmou o veterinário responsável, Ricardo Almeida.

A cachorrinha Mel faz parte destas muitas histórias em que a bondade das pessoas evita que animais permaneçam nas ruas. Mel estava perambulando pela rua e foi acolhida pela família do sr. Deori Clemente conforme o próprio revela. “Ela estava na rua, resolvemos acolher. Hoje, já está adaptada e para evitar a procriação indesejada porque temos outros cães, a trouxe para ser esterilizada. Sempre que tem campanhas procuro comunicar as pessoas porque o trabalho é seguro e de qualidade. Hoje é a vez da Mel”, disse.

Jéssica Albuquerque e Benedito Albuquerque levaram Paquinha e Vincen para serem castrados. Benedito disse que avalia a ação como muito positiva, já utilizou com seus animais o atendimento outras vezes e torce para que a campanha seja realizada com mais frequência. “Gostamos muito deste trabalho e torço para que haja mais campanhas porque há procura por este serviço é muito grande”.

Cerca de quinze pessoas envolvendo a equipe de zoonoses, veterinários e auxiliares responsáveis pelo trabalho orientam os tutores de animais sobre os cuidados e deixam todos cientes sobre os procedimentos.

Em breve, a Secretaria da Saúde fará divulgação no site da Prefeitura de Cotia, onde informará a data e local onde a campanha de castração será realizada no mês de junho. Vale destacar que é necessário ficar atento as datas para que os interessados possam preencher a ficha de inscrição e receber as orientações adequadas para o procedimento cirúrgico. Cada morador pode inscrever até dois (02) animais e todos são informados de que os animais recebem um micro chip, item que auxilia na identificação do animal em caso de perda ou abandono, já que o material recebe as informações do tutor.

Fonte: JE Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.