SP: GM de Capivari resgata cão de casa após denúncia de maus-tratos

SP: GM de Capivari resgata cão de casa após denúncia de maus-tratos

Labrador de 2 anos estava amarrado, abaixo do peso e em canil impróprio. Vídeo mostra tutor batendo com pau no cachorro, que está em observação

Por Alessandro Meirelles

SP capivari labrador1

Um cão da raça labrador foi resgatado nesta quarta-feira (20), em uma casa de Capivari (SP), após uma denúncia de maus-tratos vinculada em uma rede social ser vista pela Guarda Municipal (GM). O vídeo feito por um vizinho que não quis se identificar mostra o tutor batendo no animal diversas vezes com um pedaço de pau.

Agentes foram até o local, no bairro Vila Clemente, e constataram que o cachorro de dois anos estava abaixo do peso e amarrado dentro de um canil considerado pequeno para a raça.

“É um animal de grande porte e o espaço era um cubículo. O cão estava magro, triste, mas sem lesões aparentes”, disse o secretario de Segurança Pública, Gamaliel Lourenço de Souza.

No vídeo, o tutor e o labrador estão na varanda da casa. É possível ouvir o animal latindo enquanto recebe pauladas. A ação de recolhimento dele contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses e o canil da GM.

Assustado

“O labrador macho está em observação no CCZ e a equipe trabalha para encontrar um lar temporário, uma vez que a abertura para adoção só será autorizada após a finalização do processo. O animal encontra-se bem, mas um pouco assustado”, explicou a diretora do CCZ, Maisa Assalin de Camargo.

Além de perder a posse do labrador, o tutor dele foi levado à delegacia, onde foi indiciado por maus-tratos com base na Lei de Crimes Ambientais. Ele vai responder o processo em liberdade. A pena para esse tipo de crime pode chegar a um ano de prisão, além de pagamento de multa.

SP capivari labrador2

SP capivari labrador3

Assista ao vídeo.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.