SP: Guarulhenses cobram criação do Conselho Municipal de Defesa Animal

SP: Guarulhenses cobram criação do Conselho Municipal de Defesa Animal

SP Guarulhos defesa animal

A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara de Guarulhos realizou nesta quarta-feira (7), uma audiência pública visando debater políticas públicas de defesa e direitos dos animais.

Estavam presentes no encontro o vereador Guti (PV), o delegado de Polícia Civil de Meio Ambiente Carlos Roberto de Campos, o diretor do departamento de Proteção e Bem Estar Animal da Prefeitura de Campias, Paulo Anselmo Nunes Felippe, representantes das secretarias de Saúde e Meio ambiente de Guarulhos, integrantes de entidades que defendem os direitos de animais e moradores da cidade.
 
Nunes apresentou aos convidados o modelo implantando em Campinas: “temos o estatuto dos animais; realizamos frequentemente educação formal com alunos e estudantes; possuímos a unidade móvel de castração; todos os animais atendidos são microchipados e desenvolvemos um estudo permanente dos animais selvagens da região”.
 
O delegado de Polícia Civil declarou que a unidade em Guarulhos não possui efetivo suficiente para desenvolver as atividades de proteção: “o poder público não consegue sozinho resolver todo o problema. É preciso contar com o apoio de entidades e principalmente dos moradores”, afirmou Campos.
 
A representante da secretaria de Saúde fez a mesma alegação: “qualquer atividade que temos que desempenhar dependemos de dotação orçamentária. Fazemos aquilo que está dentro de nossas condições”, esclareceu Cristina Magna Bosco.
 
A principal reclamação dos participantes foi referente a existência de um órgão público que lute pela causa: “até hoje Guarulhos não possui Coordenadoria e Conselho Municipal de Defesa Animal. A instituição destes órgãos é fundamental para a organização e profissionalização dos trabalhos”, ressaltou Sandra Amadeu, integrante do Fórum Guarulhense de Proteção e Defesa Animal.
 
O coordenador da Frente, vereador Guti (PV), declarou que continuará lutando pela causa e que o próximo passo das atividades é agendar uma reunião com o Prefeito Sebastião Almeida, para tentar viabilizar a criação do Conselho Municipal de Defesa Animal: “pretendo me reunir com o Prefeito o mais rápido possível para cobrar providências quanto ao Conselho. Só depende do Executivo”.

Fonte: Guarulhos Web

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.