Subea identifica aumento na procura de atendimento para animais com sintomas gripais em Campo Grande, MS

Você sabia que assim como os seres humanos, o seu pet também fica exposto a doenças respiratórias, como gripes e resfriados? Por exemplo, em épocas com umidade do ar baixa, como registrado nas últimas semanas, é muito comum encontrar cachorros diagnosticados com a tosse dos canis — nome mais popular para a Doença Respiratória Infecciosa Canina.
Nesses dias, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) notou um aumento na procura de atendimentos para animais com sintomas gripais, como a tosse dos canis.
A tosse dos canis é uma doença de transmissão muito fácil e rápida, podendo ocorrer através secreções nasais, saliva e pelo ar através da tosse de animais doentes. Uma vez que um animal foi infectado, a probabilidade dessa infecção se alastrar aos demais é muito alta. Os cães que vivem em alta aglomeração, normalmente em canis, ONG’s, creche para cães, têm maiores probabilidades de exposição à doença.
A médica veterinária da Subea, Gisele Tavares, afirma que normalmente, os primeiros sinais da doença começam a aparecer de 3 a 10 dias após a infecção inicial. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe humana: febre, tosse seca, secreções nasais e indisposição. Contudo, em animais que são considerados “grupos de riscos” — aqueles que têm a imunidade comprometida, como filhotes, idosos e com doenças pré-existentes —, pode evoluir para uma condição mais grave, como uma pneumonia.
“Por isso, ao observar qualquer um desses sinais, é importante procurar um veterinário para fazer a avaliação correta o quanto antes, para evitar que a doença evolua”, destacou.
Amora chegou até a Subea com secreção nasal e tosse que já durava mais de uma semana. Sua tutora, Rosely Silva, disse que já havia levado em outra clínica, mas que não viu melhoras com o tratamento passado. “A tosse dela piorou, mesmo tomando o medicamento que foi receitado”. Antes de saber o diagnóstico, Rosely conta que no começo achou que ela estava engasgada com alguma coisa que tinha comido. “Parecia que ela queria colocar para fora, tipo cuspir, alguma coisa”, relatou.
Serviço:
Atendimento clínico
A Prefeitura de Campo Grande, através da Subea, oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos de tutores que possuem NIS. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 senhas no período da tarde, a partir das 13h. Além do NIS, o tutor deve apresentar comprovante de residência e documento com foto.
Fonte: A Crítica