Sucuri expele ovos para tentar fugir de incêndio e morre queimada ao lado do ninho no Pantanal de MT

Sucuri expele ovos para tentar fugir de incêndio e morre queimada ao lado do ninho no Pantanal de MT
Jacaré morre queimado pelas chamas de incêndio que atinge Pantanal de MT há 20 dias — Foto: TV Centro América

Uma sucuri foi encontrada morta junto com seus ovos em meio as brasas de um incêndio no Pantanal mato-grossense. No início de outubro, um incêndio atingiu uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas e se alastra há 20 dias pela região. O Parque é localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá e é conhecido por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

VíDEO: “Morreu ao lado dos ovos”, sucuri e jacaré são vítimas do incêndio que já dura 20 dias no Pantanal

No vídeo, é possível ver a sucuri queimada pelas chamas e ao seu lado, cerca de 5 ovos. (Veja vídeo acima).

O g1 conversou com o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto Silva, que disse que, diferente dos mamíferos, as serpentes não cuidam dos filhotes e não têm vínculo parental. Ou seja, a serpente vista no vídeo, expeliu os ovos momentos antes de morrer para poder ficar mais leve e tentar fugir do fogo.

“As serpentes tem o sentido da visão muito ruim, quando elas percebem o fogo, as chamas já estão muito perto. A sucuri não bota ovos, mas na agonia da morte, ela expeliu os ovos antes da hora e antes dos filhotes estarem prontos”

Além da sucuri, imagens também mostram um jacaré que morreu queimado pelas chamas.

Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros
Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA), os incêndios que atingem o Pantanal já devastaram mais de 258.425 hectares, sendo 730 focos de incêndio nas últimas duas semanas.

Na terça-feira (17), uma onça-pintada foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio que atinge o Parque, Até agora, foram queimados 10,45% da área total do Parque.

No vídeo gravado pelo fotógrafo, Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça ofegante, em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos. No mesmo registro, é possível ver um jacaré morto, com diversas marcas de queimadura pelo corpo.

🐆O parque

O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.

O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.