SUIPA passa por dificuldades e pede ajuda

No Rio de Janeiro (RJ), uma entidade protetora de animais, particular e sem fins lucrativos, está passando por um momento de sérias dificuldades financeiras. E para que o trabalho continue, toda ajuda é bem vinda.

A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) existe desde 1943 e é uma das mais conhecidas instituições desse tipo no Brasil. Ela foi fundada sob a missão de proteger todos os tipos de bichos – cães, gatos, cavalos, porcos, galinhas, cabras, por exemplo. Eles encontram na entidade abrigo, cuidado e respeito.

Além do abrigo a animais que esperam por adoção, a entidade oferece também, em sua sede – no bairro de Benfica -, assistência veterinária a preços populares.

A Suipa, que funciona todos os dias, inclusive nos feriados, é mantida de forma independente. Nunca recebeu ajuda financeira ou verba municipal, estadual, federal, de entidades, de autoridades brasileiras ou internacionais. Toda a receita arrecadada com os atendimentos veterinários é direcionada para as despesas que resultam da manutenção de cerca de 4 mil animais no abrigo e das contas básicas (funcionários, água, luz, produtos de limpeza, etc.).

Dificuldades – Recentemente a instituição passou por uma grande perda. Sua presidente, Isabel Cristina Nascimento, faleceu em agosto. Consequentemente, sua conta no banco foi bloqueada. A Suipa se viu obrigada a realizar campanhas para arrecadar ração e materiais de higiene para que seus serviços não fossem interrompidos.

Muita gente já ajudou, e a conta foi desbloqueada recentemente, mas a situação ainda não se normalizou. Se você é do Rio de Janeiro e quer apoiar essa causa, pode ir até a sede da Suipa (Avenida Dom Hélder Câmara, 1801 – Benfica) ou telefonar para (21) 3297-8777.

Para complementar a renda, a entidade conta com associados (que pagam uma mensalidade) e voluntários. Estes últimos podem ajudar de diversas formas, desde recursos financeiros até a doação de alimentos (diferentes de ração) ou medicamentos. Há também a loja virtual com diversos produtos confeccionados com temas animais.

A Suipa dispõe de um site que conta toda sua história e onde o internauta encontra esclarecimentos sobre adoção de animais, os trabalhos desenvolvidos e as formas de ajudar, entre outros assuntos. Basta acessar www.suipa.org.br.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.