Suipa recupera título de utilidade pública federal

Suipa recupera título de utilidade pública federal

A Sociedade União Protetora dos Animais (Suipa) pode comemorar. Depois de muita luta, o Governo Federal concedeu o título de utilidade pública federal à instituição. A cópia do documento foi entregue na manhã desta terça-feira (27) para os órgãos que ajudaram nessa luta, como a Defensoria Pública da União e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ.

Brasil suipa1

Em entrevista ao SRZD, a presidente da Suipa, Izabel Nascimento, comemorou a primeira vitória. Segundo ela, a luta continua para recuperar a filantropia e conseguir o perdão das dívidas.

“Esse é o primeiro passo para o perdão da dívida. Reconheceram uma coisa que nos tiraram há 20 anos atrás”, disse Izabel. “Fiquei tão feliz. Um sentimento de que pelo menos está valendo a pena todo esse esforço”, completou.

Vantagens decorrentes da concessão do título de Utilidade Pública Federal:

1) Imateriais:

– A posse do título de utilidade pública confere prestígio e credibilidade, na medida em que pode ser considerada prova do reconhecimento oficial do serviços prestado pela entidade;

– A posse do título de utilidade pública federal é pré-requisito para a obtenção do certificado de entidade de fins filantrópicos, que é concedido pelo Ministério da Previdência), livrando a entidade da Cota Patronal junto ao INSS.

2) Materiais:

– Possibilidade de receber doações da União e de suas autarquias;

– Possibilidade de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal;

– Possibilidade de, para fins de cobrança de imposto de renda, o doador deduzir da renda bruta, as contribuições feitas às entidades declarada de utilidade pública; (o limite de 2% do lucro operacional)

– Possibilidade de realizar sorteios;

– Juntamente com o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e outros documentos, possibilita a isenção da cota patronal ao INSS e de outras contribuições sociais (CPMF, CSL, PIS, Cofins).

– Possibilidade de receber receitas de loterias federais.

– Isenção de taxas e cobranças junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/RJ.

Fonte: SRZD

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.