‘Sujeito a cacete’: faixa ameaça quem abandonar animais em cidade da Grande Florianópolis

Uma faixa pendurada na frente de um terreno baldio em Tijucas, na Grande Florianópolis, ameaça quem abandonar animais no local. Ativistas da causa dizem que o espaço é conhecido pelo descarte de cães.
O delegado Aderlan Camargo informou, na sexta-feira (8), que a Polícia Civil iniciou procedimentos investigatórios e apura os abandonos.
Em relação à advertência na faixa, o investigador diz que, como não há um destinatário específico para ela, considera a frase um blefe e, portanto, não se enquadra no crime de ameaça.
O Diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal do município, Júlio César Bucoski, fez uma foto junto à faixa (veja acima). Segundo ele, cerca de 50 animais foram resgatados no local só neste ano.
Não há informações sobre quem colocou a estrutura no local, mas, em uma rede social, Bucoski disse que apoia o movimento. “Eu passei por ali e a arrumei, porque o vento tinha torcido [a faixa]”, comentou ao g1 SC.
Ele disse que, só na sexta-feira, contou oito cães nas ruas do entorno. Muitos dos animais, conforme o diretor, acabam migrando para bairros próximos. Às vezes, a equipe consegue lares temporários.
Medidas para diminuição
Para aliviar o problema, conforme o diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a prefeitura tem feito mutirões itinerantes nos bairros para castração dos animais.
“A castração é um procedimento de extrema importância para o controle desenfreado dos animais. Somente entre abril e junho deste ano foram castrados em Tijucas 130 animais, sendo 85 somente neste mês de junho”, contabiliza.
De acordo com ele, também são feitas ações de conscientização das crianças nas escolas.
Por Sofia Mayer
Fonte: g1