Sujos, desidratados e maltratados: PDI resgata 9 cachorros de uma casa em Tocopilla, região de Antofagasta, Chile

Sujos, desidratados e maltratados: PDI resgata 9 cachorros de uma casa em Tocopilla, região de Antofagasta, Chile

Em novembro, a Brigada de Investigação Criminal (Bicrim) da Polícia de Investigações (PDI) de Tocopilla, região de Antofagasta, no Chile, divulgou um caso de maus-tratos contra animais, que terminou com nove cachorros Pit Bull resgatados e seu tutor detido.

Por meio de um comunicado, a unidade destacou que foi acionada na tarde de 9 de novembro sobre uma ocorrência no interior de uma casa do povoado Pacífico Norte.

Quando os policiais chegaram ao local, conseguiram localizar o tutor por telefone, o qual não autorizou a entrada voluntária no domicílio, então, junto ao Ministério Público, emitiram uma ordem judicial para realizar a entrada e o resgate dos animais.

Já em seu interior, a PDI confirmou que no pátio da casa havia nove Pit Bulls, entre adultos e filhotes, os quais apresentavam quadros graves de desidratação, desnutrição, falta de higiene e, alguns, anemia profunda.

Os animais foram apreendidos e levados ao canil do grupo Amigos Protetores de Animais da comunidade, onde iniciaram sua recuperação.

Descoberto o seu paradeiro, o dono, um jovem de 25 anos, foi detido por sua suposta “responsabilidade em cometer crime de maus-tratos a animais”, informou a PDI.

O sujeito, porém, acabou sendo colocado em liberdade e aguardará ser intimado para depor diante do Ministério Público.

“Ao ser questionado quanto ao ocorrido, o detido informou que no início do mês de outubro, por motivos de trabalho, foi transferido para fora da região, e deixou os cachorros aos cuidados de um terceiro”, salientaram.

Este, aparentemente, “não teria cumprido com seu trabalho, deixando os animais sem água, apesar das altas temperaturas da cidade”, finalizaram.

Fotos: PDI

Por  Emilio Lara / Tradução de Bina Foloni

Fonte: Biobio Chile 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.