Superintendência de Proteção aos Animais verifica denúncias de maus-tratos em três bairros de Cabo Frio, RJ

Superintendência de Proteção aos Animais verifica denúncias de maus-tratos em três bairros de Cabo Frio, RJ

A Superintendência de Proteção aos Animais foi acionada nesta quarta-feira (17) para verificar denúncias de maus-tratos nos bairros Jardim Caiçara, Parque Burle e Vila Nova. Os tutores dos animais receberam uma notificação e serão monitorados. A denúncia foi recebida pelo telefone que a pasta disponibiliza para a população.

A primeira ocorrência foi de uma pessoa que possui cinco cães e os mantém em um espaço pequeno com acúmulo de fezes e urina, no bairro Jardim Caiçara. Ainda segundo a denúncia, os animais são bravios e, quando o dono deixa o portão aberto, os cães saem e se tornam um perigo para quem passa pelo local. De acordo com a superintendente de Proteção aos Animais, Carol Midori, os animais aparentemente estavam saudáveis, mas como o proprietário não foi encontrado, a equipe deixou uma notificação e vai voltar para orientá-lo a manter o ambiente limpo, além de oferecer ajuda para castração, com ajuda de parceiros.

Outra denúncia se tratava de uma senhora que tem muitos animais que estariam em situação inadequada. Porém, ao chegar na residência, no bairro Parque Burle, a equipe da Superintendência observou que apesar dos cães e gatos estarem magros, não faltava comida e nem água. Segundo Carol Midori, eles vivem soltos dentro de casa e os machos são castrados. A senhora foi notificada e também foi oferecida ajuda com vitaminas e vermífugo, além de auxilio para que alguns cachorros e gatos sejam doados.

A terceira denúncia verificada foi de uma pessoa que deixa uma cadela presa por uma corda, inclusive faltam pelos no pescoço devido às horas que fica presa, no bairro Vila Nova. O dono não foi encontrado no local. Essa é a segunda vez que a equipe da Superintendência recebe denúncia de maus tratos dessa cadela.

“É importante destacar que manter o animal preso por uma corda ou corrente é crime e nós vamos continuar atentos a todos os tipos de maus tratos aos animais de nossa cidade”, ressaltou a superintendente, pedindo ainda que as pessoas denunciem apenas se tiverem certeza da ocorrência para que a equipe não perca tempo com denúncias falsas.

Denúncias

De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei Ambiental), o abandono e maus tratos aos animais é crime. A lei se aplica a quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena pode ser de detenção de três meses a um ano e multa. Em Cabo Frio, as denúncias são atendidas pela superintendência, que avalia os casos e procede com os trâmites legais. O contato pode ser feito através do telefone (22) 99237-6507.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *