Suspeita de matar cachorro de vizinha com veneno é autuada por maus-tratos contra o próprio animal em Teresina, PI

Suspeita de matar cachorro de vizinha com veneno é autuada por maus-tratos contra o próprio animal em Teresina, PI
Policiais encontraram cachorro amarrado com corda curta, sem água ou comida; dona foi indiciada por maus-tratos contra animal — Foto: Polícia Civil

A mulher suspeita de matar os cães de uma vizinha e confessar o crime em um áudio, em maio, foi autuada pela quarta vez neste ano, desta vez por maus-tratos contra o próprio cachorro. Segundo a delegada titular da delegacia do Meio Ambiente, Edenilza Viana, a suspeita é a pessoa que foi autuada mais vezes pela delegacia em 2020.

Os policiais fizeram buscas na casa da suspeita durante uma operação nesta terça-feira (29) e encontraram o cachorro da mulher preso com uma corda muito curta e sem comida ou água. A situação configura maus-tratos contra o animal.

“Ela mantém o animal dela preso em frente à casa durante o dia inteiro. Já sabíamos dessa situação e tínhamos feito buscas outra vezes, mas dessa vez houve o flagrante”, contou a delegada Edenilza.

A mulher foi levada para a Central de Flagrantes de Teresina, e deve responder pelo crime de mau trato contra animal, além dos demais procedimentos que já responde.

‘Campeã de autuações em 2020’
 
Vídeo: Suspeita de envenenar cachorros é levada para Central de Flagrantes de Teresina.

A mulher, que não teve seu nome informado, foi indiciada por quatro crimes de violência contra animais em 2020. Nos três primeiros casos investigados, ela teria matado pelo menos três cães de uma vizinha.

O primeiro caso aconteceu em 2018, mas a suspeita confessou o crime em um áudio em maio deste ano. Com a gravação, a dona do animal fez a denúncia à Delegacia do Meio Ambiente. Na gravação, a mulher diz: “Matei. Vou negar que matei? Não vou negar nem para a polícia o que eu fiz”. Ouça abaixo.
 

Ainda em maio, a mulher foi denunciada pela mesma vizinha por ter usado veneno para matar outros dois de seus cães. Um dos cachorros sobreviveu, mas a cadela Lua não resistiu e foi encaminhado para exame pericial, que constatou o envenenamento.

A repetição de casos fez com que um grupo de protetores de animais fizesse um protesto diante da casa da mulher, em julho.

Laudo da gerência de Zoonoses indica intoxicação da cadela Lua, sem identificação da substância. — Foto: Arquivo pessoal

Em agosto, mais três cães foram encontrados mortos por envenenamento. Um dos cães, chamado Piranhão, passou pelo exame pericial, que também constatou o envenenamento. A mulher foi presa ano dia seguinte, e os policiais encontraram quatro tipos de veneno armazenados na casa dela durante as buscas.

“Foram encontrados três tipos de venenos, o que configurou o flagrante. Ela foi conduzida para a delegacia. Ela poderá responder pelos crimes de zoocídio e por armazenar substância tóxica nociva à saúde humana ou ao meio ambiente”, afirmou a delegada Edenilza na época.

Cão chamado ‘Piranhão’ foi achado morto por envenenamento. — Foto: Arquivo pessoal

Por Andrê Nascimento

Fonte: G1

Vídeo: polícia acha veneno de rato e prende comerciante suspeita de matar cães em Teresina, PI

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.