Suspeito de assassinar gatos na zona norte do Recife (PE) não aparece para depor na Depoma na manhã desta sexta

Suspeito de assassinar gatos na zona norte do Recife (PE) não aparece para depor na Depoma na manhã desta sexta
Ativistas em frente à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Foto: Sandy James/Esp.DP)

O homem suspeito de cometer os crimes de maus-tratos, tortura e assassinato contra gatos vítimas de abandono, em um local de desova, na Zona Norte do Recife, deve prestar depoimento nesta sexta-feira (19). A expectativa era que o jovem de 23 anos, identificado como Pedro Leal, fosse ouvido nas primeiras horas desta manhã, na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), responsável pelo caso, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste da Capital. No entanto, o suspeito não compareceu ao local.

Com camisetas e carregando cartaz, um grupo de ativistas que luta pela defesa e direitos dos animais em Pernambuco, se concentrou em frente à delegacia para reivindicar a prisão do suspeito. A técnica administrativa, Amélia de Arce, foi uma delas. Ativista há nove anos, ela descreve a indignação com o caso. “A gente trabalha tanto para dar um pouco de dignidade a esses animais que foram abandonados. É revoltante ver uma pessoa fazer algo tão cruel com um ser indefeso. Espero que ele seja punido por cada animal que maltratou e que a justiça seja feita”.

Em setembro de 2020, foi sancionada a Lei 1.095/2019, que aumentou a punição para a prática dos crimes de abuso e maus-tratos aos animais. Caso o suspeito seja condenado, poderá pegar de dois a cinco anos de reclusão, além de pagamento de multa e proibição de guarda.

Para a professora de Engenharia Elétrica e ativista, Milde Lira, a lei deve ser cumprida à risca, independente do contexto social de cada indivíduo. “Precisamos fazer as leis serem cumpridas. Lutamos tanto para que essas penas fossem aumentadas, independente de ser uma pessoa que tem bens ou não. Se fosse uma pessoa de rua, já estaria presa”, lamenta, ao mesmo tempo em que descreve o cansaço da luta diária pela garantia dos direitos dos animais.

“A gente está sempre batalhando. Tenho amigas precisando de apoio psicológico porque onde a gente vai tem um animal sofrendo. Eu tenho muita dificuldade de ir para a rua porque fico com medo de encontrar um animal sofrendo e não poder fazer nada por ele, visto que já ultrapassei os meus limites”. Milde conta que abriga 30 gatos em seu apartamento e auxilia a irmã a cuidar de outros 20 animais.

Douglas Brito, integrante da Comissão Nacional de Proteção Animal. (Foto: Sandy James/Esp.DP)

Uma das lideranças da Comissão Nacional de Proteção Animal, Douglas Brito afirmou que o grupo deve recorrer ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) caso o suspeito não seja ouvido.

“Lamentavelmente, é mais um crime bárbaro que a gente enfrenta contra os animais. Estamos aqui buscando justiça, a delegacia já instaurou o processo, deve ser feita a oitiva dele. Estamos no aguardo que ele venha (depor). Caso, ele não venha, vamos recorrer ao Ministério Público”, indagou. O ativista reforçou o fato já terem se passado 10 dias desde a execução do crime. “O crime aconteceu no dia 9 (de fevereiro), então ele já deveria ter sido ouvido e prestado os esclarecimentos dele, assim como todo mundo que tem direito a legítima defesa”.

O caso foi denunciado à Depoma três dias após as imagens mostrarem o jovem praticando maus-tratos contra os animais. Segundo Douglas, a pessoa responsável pela denúncia – a qual preferiu não se identificar – foi alvo de xingamentos e ameaças através das redes sociais, nessa quinta-feira (18), supostamente partindo de familiares do estudante.

“As ameaças começaram ontem. Pessoas que cuidam daqueles gatinhos começaram a receber ameaças de familiares dele. Vamos entrar com ação contra essas pessoas que estão ameaçando nosso grupo. Vamos abrir um boletim de ocorrência e possivelmente um TCO para que respondam criminalmente”, concluiu.

Entenda o caso

Na madrugada do dia 9 de fevereiro, o suspeito identificado como Pedro Leal parou o carro no local de desova, na Zona Norte do Recife, e desferiu vários chutes contra os animais. Através de imagens de segurança do circuito de vigilância do local, é possível ver o homem maltratando os gatos, chegando a esmagar alguns com as próprias mãos. Ao todo, cinco felinos foram mortos, sendo um adulto e quatro filhotes. A ação criminosa durou cerca de uma hora, com início por volta das 3h da manhã e finalizada por volta das 4h.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação das imagens de segurança e posterior identificação do suspeito, que é estudante de Direito de uma universidade privada do Centro do Recife. Desde o dia 12 de fevereiro, Pedro Leal é alvo de inúmeras denúncias por maus-tratos através das redes sociais.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), um inquérito foi aberto para a investigação do caso, que está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente. 

Por Júlia Rodrigues

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.