Suzano (SP) passa a oferecer atendimento emergencial gratuito para animais vítimas de acidentes e maus-tratos

Suzano (SP) passa a oferecer atendimento emergencial gratuito para animais vítimas de acidentes e maus-tratos
Suzano passa a oferecer atendimento gratuitos a pets em algumas situações — Foto: Reprodução/TV Diário

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano passou a oferecer atendimento emergencial gratuito aos animais em sofrimento, vítimas de acidentes e maus-tratos. O serviço é voltado para pets de pessoas de baixa renda, ONGs, cuidadores e protetores de animais cadastrados na pasta.

Vídeo: Animais vítimas de acidentes e maus-tratos recebem atendimento gratuito em Suzano.

O atendimento será realizado por duas clínicas veterinárias, com atendimento de exames, cirurgias, internações e outras intervenções necessárias para a saúde do animal.

Para utilizar o benefício, as pessoas de baixa renda precisam comprovar a condição financeira com o número de identificação social (NIS) e o cadastro único. Já as ONGs, cuidadores e protetores de animais devem ser credenciados pela secretaria.

Segundo Edson Gianuzzi, chefe da pasta, o serviço é destinados aos casos de emergências como atropelamentos, envenenamento, espancamento ou qualquer outra violência contra os animais, com o encaminhado realizado pela secretaria.

“Todo o atendimento vai amparar o animal que está em estado de sofrimento, dando suporte para o animal ficar bem”, explica a diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo.

A Prefeitura realiza vistorias técnicas, levantando um histórico para verificar os cuidadores e protetores de animais. Quando não há caso de urgência, o órgão municipal disponibiliza visitas dos veterinários para avaliação.

Edelurdes Bergamini é protetora independente de animais há dez anos. Atualmente cuida de 30 gatos e 6 cães com o valor que recebe de aposentadoria. Mensalmente gasta R$ 800 com ração e conta que os atendimentos com veterinários aumentam ainda mais as despesas.

“Eu estou endividada com o cartão de crédito, principalmente por gastos com veterinário. Nós parcelamos em diversas vezes só para não deixar o animal morrer. Agora, com essa oportunidade de pronto atendimento, ajudará muito quando resgatarmos os animais”, afirma.

Mas, apesar dos gastos, o amor pelos animais a motiva a continuar resgatando. “Eu fico até emocionada, porque eles que me fazem levantar da cama, eles que me motivam, principalmente os que eu preciso socorrer. Eu esqueço de todos os problemas”, conta Edelurdes.

Para acessar o serviço, os interessados devem procurar o setor de bem-estar animal pelo telefone (11) 4745-2055 ou o Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na Avenida Paulo Portela, 210, centro de Suzano.

Por Aniele Santos

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.