Tamanduá-bandeira é capturado em avenida de Guajará-Mirim, RO

Tamanduá-bandeira é capturado em avenida de Guajará-Mirim, RO
Tamanduá foi capturado pelos bombeiros e depois solto em uma mata na zona rural, pela Polícia Militar Ambiental (Foto: WhatsApp/Reprodução)

Um Tamanduá-bandeira foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na última sexta-feira (2), na Avenida Marcílio Dias, no Bairro Caetano, em Guajará-Mirim (RO), cidade distante a aproximadamente 330 quilômetros de Porto Velho. Os moradores viram o animal caminhando pela rua e ligaram para os bombeiros. Após a captura, o bicho foi solto em uma floresta na Zona Rural, pela Polícia Militar Ambiental.

De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, o tamanduá não tinha nenhuma lesão e estava saudável. Provavelmente o animal saiu de uma mata próxima e procurava comida ou um novo abrigo. Segundo a polícia, alguns dos fatores que contribuem para que os animais saiam do habitat natural são as queimadas e o desmatamento desenfreado, que acabam forçando os animais a buscarem outros habitats.

Neste ano, vários animais silvestres já foram capturados na área urbana. Os casos mais comuns são a captura de porcos-espinhos, preguiças e cobras. Após serem capturados, os bichos são soltos em matas fechadas ou se estiverem feridos, são encaminhados ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), na capital, onde recebem tratamento.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.