Tamanduá-bandeira e filhote são resgatados por bombeiros após atropelamento em Boa Vista, RR

Tamanduá-bandeira e filhote são resgatados por bombeiros após atropelamento em Boa Vista, RR
Tamanduá-bandeira estava deitada como filho às margens da RR-205, em Boa Vista. — Foto: Arquivo Pessoal

Uma tamanduá-bandeira e seu filhote foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, na madrugada deste domingo (13), na RR-205, região do bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.

De acordo com os Bombeiros, os animais foram atropelados e foram encontrados por uma equipe da Polícia Militar, que estava a caminho de uma ocorrência grave.

A fêmea estava deitada às margens da rodovia, com o filhote agarrado próximo a sua cauda. Ela tinha um ferimento no focinho.

Conforme o pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, fêmeas adultas de tamanduá-bandeira carregam seus filhotes nas costas, para oferecer proteção camuflando-os com o seu corpo.

Endo informou que os animais possuem excelente olfato, porém, não enxergam bem e, costumam se locomover lentamente, o que poderia ter provocado o acidente.

“Esses fatores, aliados ao seu hábito de se deslocarem tanto de dia quanto à noite os tornam vítimas de atropelamentos em estradas que cruzam o seus habitats naturais”, contou o ecólogo.

Os dois animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O estado de saúde deles não foi informado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.