Tamanduá ‘Linguaruda’ é devolvida à natureza 5 dias depois de passar por cirurgia, em RO

Tamanduá ‘Linguaruda’ é devolvida à natureza 5 dias depois de passar por cirurgia, em RO
Tamanduá 'linguaruda' é solta na natureza em Rondônia — Foto: Reprodução/Sesdec

A tamanduá chamada de ‘Linguaruda’ foi devolvida à natureza cinco dias depois de passar por uma cirurgia, em Porto Velho. O animal, resgatado na sexta-feira (14) dentro da garagem de uma casa na região central, estava machucado.

Segundo policiais ambientais, ‘Linguaruda’ teria sido ferida após ser atacada por um porco-espinho e acabou tendo uma fratura na pata.

Depois de ser socorrida, a tamanduá fêmea passou por uma cirurgia que durou cerca de 1h30.

Com a rápida recuperação do animal, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) decidiu devolver ‘Linguaruda’ à natureza. A soltura ocorreu na quarta-feira (19), em uma trilha de mata ciliar, no acesso ao rio Candeias.

Tamanduá de volta à natureza em Rondônia. — Foto: Reprodução

Cirurgia
 
A estudante de medicina veterinária e proprietária de uma clínica na Zona Norte, Taís Paiva, foi quem atendeu voluntariamente a ‘Linguaruda’. Ela teve o apoio do esposo Carlos Henrique Tibúrcio, que é médico veterinário.

Taís Paiva participou da cirurgia que recuperou a pata anterior esquerdado do tamanduá. — Foto: Clinidog/Divulgação

“Ela estava bem debilitada, em choque, desidratada e nós colocamos o soro, estabilizamos com medicação e durante a avaliação física dela foi constatado que ela estava com um fratura de tíbia”, lembra Taís.

Taís conta ao G1 que foi necessário fazer uma cirurgia ortopédica na Linguaruda, como foi batizada pela equipe da clínica.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.