Tamanduá para o trânsito ao ‘desfilar’ em avenida de Bertioga, SP

Tamanduá para o trânsito ao ‘desfilar’ em avenida de Bertioga, SP
Tamanduá quase foi atropelado ao tentar atravessar avenida de Bertioga. (Foto: Reprodução/G1)

Um tamanduá virou atração ao ‘parar’ o trânsito para poder atravessar uma movimentada avenida de Bertioga, no litoral de São Paulo, na noite da última terça-feira (17). Um morador da cidade que passava pelo local flagrou a situação e, bancando o ‘agente de trânsito’, ajudou o animal a passar de um lado para o outro em segurança.

O vídeo que mostra o tamanduá atravessando a rua foi obtido pelo G1. O fato ocorreu por volta das 21h, quando o animal apareceu na calçada da avenida Anchieta. Alguns pedestres pararam para acompanhar os passos do bicho, que dava várias voltas no trecho de mato e voltava para o asfalto. O comerciante Marcos Aurélio de Melo conta que estava voltando de uma pizzaria de carro com um amigo quando viu um animal na pista.

Rapaz parou o trânsito para tamanduá poder atravessar via de Bertioga. (Foto: Reprodução/G1)

“Eu achei que era um cachorro, só que vi que ele estava querendo voltar para a mata e os carros impediam ele passando em alta velocidade. Os motoristas não estavam nem aí e simplesmente não paravam. Quando eu vi o focinho grande, vi que era um tamanduá. Parei o carro e liguei o pisca alerta”, conta.

Ele e o amigo se aproximaram do animal para tentar devolvê-lo a área de mata, que fica do outro lado da avenida. Porém, o comerciante lembra que o tamanduá foi bastante arisco. “Ele levantou com as garras. Meu amigo desceu do carro para ajudar a remover o animal do local. É ele que aparece no video”, relata.

O comerciante fez um video do passeio do tamanduá e da volta do animal para o matagal. O amigo de Marcos fez o sinal para os carros pararem e deixarem o animal passar pelas duas faixas da via. O tamanduá, por sua vez, nem se preocupou com os motores dos veículos e atravessou calmamente a avenida.

Depois que o animal entrou na mata, ele não foi mais visto pelos moradores. Melo alerta que a área foi desmatada para a construção de um condomínio, mas o projeto ficou apenas no papel e o habitat dos animais foi degradado. Ele diz que há muitos animais naquela região e pede que os motoristas tenham cuidado para não atropelar os bichos.

“O pessoal tem que estar ciente, tomar cuidado. Ali tem muitos animais silvestres. Já vimos bicho preguiça. A Prefeitura também poderia colocar uma cerca. Os animais acabam invadindo o asfalto e dá dó já que podem ser mortos. Ali tem muito carro, é uma via de acesso aos bairros da cidade. Nunca tinha visto um tamanduá. Ele é lindo. Se eu não fosse salvá-lo, ele poderia ter morrido”, finaliza o morador.

Assista ao vídeo:

Por Mariane Rossi

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.