Tartaruga capturada por rede de pesca é devolvida ao mar em Florianópolis, SC

Tartaruga capturada por rede de pesca é devolvida ao mar em Florianópolis, SC
Tartaruga capturada por rede de pesca é devolvida ao mar em Florianópolis. — Foto: Tamar/Divulgação

Uma tartaruga da espécie verde (Chelonia mydas) foi devolvida ao mar na tarde desta quinta-feira (20), na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. A soltura foi feita pelo Projeto Tamar, depois que o animal foi capturado por pescadores parceiros da instituição em rede de arrasto para tainha e levado até a instituição.

Na sede do Tamar, a tartaruga ficou em observação por precaução, informou Daniel Wagner Rogério, executor técnico do projeto. “Na maioria das vezes, elas chegam bem quando são capturadas nas redes de arrasto para tainha. Como eles cercam o peixe e já trazem a rede para a praia, elas chegam bem até a praia. A parceria com os pescadores é muito importante para esse processo todo”, explicou.

Animal foi devolvido à natureza depois de ficar em observação no projeto Tamar, em Florianópolis. — Foto: Tamar/Divulgação

A tartaruga permaneceu com o Tamar por aproximadamente duas semanas. “Nesse período aproveitamos para ver se estão se alimentando bem, se conseguem ficar no fundo da água e se estão conseguindo defecar normalmente. Em alguns casos conseguimos observar a presença de plástico nas fezes, então esperamos um tempo até o animal conseguir eliminar os resíduos”.

Conforme o coordenador, a tartaruga devolvida ao mar é juvenil, da espécie mais comum do litoral catarinense, e que ainda não é possível saber se é macho ou fêmea porque o animal ainda não atingiu a maturidade sexual.

No sábado (22), às 15h, o projeto deverá fazer a soltura de mais uma tartaruga.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.