Tartaruga ‘caretta-caretta’ é achada morta em praia de Cabo Frio, no RJ

Tartaruga ‘caretta-caretta’ é achada morta em praia de Cabo Frio, no RJ
Tartaruga foi encontrada na manhã desta sexta na Praia do Forte (Foto: Roberta Farah/ Arquivo Pessoal)

Uma tartaruga gigante da espécie ‘caretta-caretta’ foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (17) na Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Segundo o coordenador de Meio Ambiente do município, Eduardo Pimenta, o animal já foi achado em estágio avançado de decomposição. Ele foi retirada da praia pela Prefeitura na tarde desta sexta e levado para um depósito de lixo.

De acordo com o ambientalista, duas hipóteses podem ter sido responsáveis pela morte do animal. Primeiro, uma possível ingestão de plástico ou uma morte causada por rede de pesca, que poderia ter impedido a respiração da tartaruga.

“Acho que esses dois fatores podem ter sido responsáveis pela morte. Essa ingestão de plástico, já que o animal confunde plástico com algas, ou de redes de pescas, que acaba levando o animal. A tartaruga, apesar de viver na água, pode morrer afogada, porque ela precisa respirar. Quando isso não acontece, ela acaba morrendo”, disse o ambientalista.

Segundo Eduardo Pimenta, é comum o aparecimento de tartarugas da espécie em praias da Região dos Lagos do Rio. Em janeiro, foi encontrado um local de desova na Praia das Conchas, também em Cabo Frio.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.