Tartaruga com tumor é encontrada morta no litoral de Fortaleza, CE

Tartaruga com tumor é encontrada morta no litoral de Fortaleza, CE
Tartaruga foi encontrada encalhada no Poço da Draga, litoral de Fortaleza — Foto: Reprodução

Uma tartaruga foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (3), na Praia do Poço da Draga, em Fortaleza. O Instituto Verdeluz foi acionado pela população para verificar o corpo do animal encalhado na orla e o levou para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde necropsia será realizada para identificar a espécie e a causa da morte.

Segundo o morador Francisco Jhonathan, 34, somente na localidade do Poço da Draga, já foram notificadas três tartarugas mortas este ano, duas em janeiro e uma neste mês. “Geralmente são os próprios surfistas que enterram”, afirma Pequeno, como é conhecido.

A voluntária do Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas (GTAR), Adla Farah, 27, ao observar a estrutura da tartaruga, percebeu que o animal estava “com muito tumor, e isso é sinal de poluição no ambiente”. No entanto, a causa da morte só será definida após a autópsia.

O Instituto Verdeluz encaminhou Adla, que é estudante de medicina veterinária, para o local após receber a ocorrência. Nesses casos, normalmente o projeto GTAR é contactado. “Quando a gente precisa do carro, entramos em contato com a Sema e ela disponibiliza”, explica a estudante.

Os moradores entraram em contato com o Projeto Tamar, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Verdeluz, mas, de acordo com o Ibama, quando o órgão é contactado, passam a demanda “para fundações que costumam lidar com essa demanda de forma mais específica”.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.