Tartaruga de 300 quilos aparece em praia de Laguna, SC

Tartaruga de 300 quilos aparece em praia de Laguna, SC

Foi preciso um veículo engate para resgatar o corpo da tartaruga.

Uma tartaruga-marinha de cerca de 300 quilos foi encontrada morta na Praia do Ipuã ontem. O animal foi recolhido por uma equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMPBS), que precisou passar a balsa, já que o Ipuã fica na região da Ilhota, próximo ao Cabo Farol de Santa Marta.

De acordo com o Jornal NotiSul, foi preciso um veículo engate para resgatar o corpo da tartaruga, que será detalhadamente analisado pelos profissionais e provavelmente enterrado na areia de uma praia nos próximos dias.

Pelo tamanho, a tartaruga marinha foi levada inicialmente à região do sambódromo de Laguna. O animal habita em todos os oceanos, em zonas de água tropical e subtropical. A maioria das espécies é migratória e vagueia pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre.

A tartaruga-de-couro é a maior espécie, atingindo dois metros de comprimento e 1,5 metro de largura, chegando a 600 quilos de peso. Pesquisadores já encontraram uma de 900 quilos, a maior já registrada no mundo.

Todos os animais encontrados mortos ou machucados nas praias são importantes fontes de pesquisa. A população pode colaborar com o programa, quando localizar algum, basta entrar em contato por meio do telefone gratuito: 0800-642-33-41. A ligação será direcionada à equipe local para o resgaste. O mesmo pode ser feito em casos que de animais encontrados vivos mas que estejam fora de seu habitat.

A equipe também monitora nessas situações. A sobrevivência das tartarugas-marinhas continua em risco, após muitos anos de caça intensiva pela sua carapaça, carne (utilizada para sopa) e gordura. Atualmente, a caça está controlada, mas continuam ameaçadas pelas redes de pesca.

Fonte: Engeplus

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.