Tartaruga é encontrada morta repleta de sanguessugas e com cano cravado na língua, em Cananéia, SP

Tartaruga é encontrada morta repleta de sanguessugas e com cano cravado na língua, em Cananéia, SP
A necrópsia foi feito pelo instituto de Cananéia - Foto: Ipec

Um cano de pvc de cerca de 8cm, foi encontrado preso na mandíbula de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), encontrada morta na ilha do Cardoso, em Cananéia. A necrópsia foi feita pelo Instituto Cananéia (Ipec ).

“Um típico caso que nos mostra o quanto os maus hábitos do ser humano podem ser prejudiciais a vida marinha” afirmou o Instituto.

De acordo com o Ipec, o animal foi encontrado em estágio avançado de decomposição por moradores na praia Pereirinha. Ela estava com parasitas adultos, sanguessugas, e ovos de parasita por todo corpo.

Além disso o animal tinha uma amputação parcial da nadadeira peitoral do lado esquerdo e uma de cano de PVC tipo “C” cravado na língua e no ‘queixo’ da tartaruga. No local ainda havia úlceras infeccionadas, indicando que o objeto já estava nesta posição há um tempo.

No estômago do animal foram encontrados resquícios de alimentos, misturados a pedaços de madeira, plástico duro, incluindo uma roda de carrinho de brinquedo, plástico mole e um pedaço de corda.

Apesar desses indícios, não foi possível determinar a causa da morte, por conta do seu estado avançado de decomposição. Segundo o Ipec, a presença de resíduos sólidos no seu estômago contribuiu a debilidade e consequentemente, para a morte do animal, considerando a lesão severa na língua que contribuiu para a má alimentação.

Por Isabella Monteiro

Fonte: BS9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.