Tartaruga é resgatada de rede de pesca no litoral sul da BA; cerca de 110 animais já foram encontrados mortos na região

Tartaruga é resgatada de rede de pesca no litoral sul da BA; cerca de 110 animais já foram encontrados mortos na região

Uma tartaruga foi resgatada em uma rede de pesca na praia da Concha, litoral da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O animal foi encontrado enquanto se debatia na água, preso na rede. O resgate foi comemorado por especialistas, que estão preocupados com o número de tartarugas mortas no sul do estado.

Vídeo: Policial salva tartaruga presa em rede de pesca na região sul.

De janeiro até este sábado (27), 110 animais foram encontrados mortos nas praias que ficam entre as cidades de Ilhéus e Itacaré. A tartaruga foi encontrada em uma rede de pesca abandonada na quinta-feira (25), durante a maré alta.

Ela foi retirada pelo soldado da Polícia Militar, Márcio Santos. Ele conta que avistou o animal e entrou no mar com ajuda de uma prancha, para fazer o resgate.

“Fui até o local, fazendo uso de uma faca de mergulho e consegui liberar o animal, que saiu sã e salva. Inclusive, quando eu retornei às pedras, ela subiu do meu lado como se viesse agradecer. Para mim, eu que pratico esporte náutico há bastante décadas, é uma satisfação imensa poder contribuir com o meio ambiente”, disse ele.

De acordo com o Projeto Amar, as redes de pesca podem ter sido a causa da morte de muitas tartarugas na faixa litorânea que compreende Ilhéus e Itacaré. A praia da Concha, local onde o animal foi salvo, é considerado uma área de pesca e, por isso, tem muitas redes.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.