Tartaruga fica presa em canal e é resgatada por moradores em Santos, SP

Tartaruga fica presa em canal e é resgatada por moradores em Santos, SP

Uma tartaruga verde foi resgatada com vida por moradores em um canal de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (25). O animal estava preso em algas e o nível de água do canal era baixo. A tartaruga foi encaminhada ao Aquário da cidade, onde receberá tratamento veterinário.

Pessoas que passavam pelo Canal 7, na Ponta da Praia em Santos (SP), nesta manhã, se depararam com uma tartaruga presa entre algas. Uma das pessoas que estava no local desceu ao canal e retirou o animal, acionando os veterinários do Aquário para prestar atendimento.

Segundo Alex Ribeiro, veterinário do Aquário que recebeu o chamado, a tartaruga tem tumores chamados fibropapilomatose, de natureza benigna, que acomete principalmente tartarugas desta espécie e são identificadas em regiões com maiores índices de poluição. “Os tumores atrapalham ela ao nadar e podem ter contribuído para ela ficar presa. Acomete os órgãos internos também”, explica.

Ainda de acordo com o veterinário, o aparecimento de tartarugas é comum nos canais da cidade. “Esses animais vêm procurando comida e acabam ficando presos”. O animal, identificado como fêmea, passará por reabilitação no Aquário de Santos. Ela está debilitada por conta dos tumores e deve passar por procedimento cirúrgico quando se recuperar.

Tartaruga é retirada de canal por moradores em Santos, SP — Foto: Reprodução

Fonte: G1 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.