Tartaruga-cabeçuda foi encontrada morta em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Guarda Marítima e Ambiental/ Divulgação

Tartaruga-marinha é encontrada morta em Arraial do Cabo, no RJ

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (8) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

O animal foi visto por barqueiros que acionaram a Guarda Marítima e Ambiental. Ele estava no canal de navegação, próximo a embarcações.

A tartaruga foi resgatada pela guarda e entregue ao CTA Servições em Meio Ambiente.

A empresa informou que o animal foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Araruama para a realização de exame de necropsia.

De acordo com o CTA Serviços em Meio Ambiente, a tartaruga é da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde e tem 85,8 cm.

Segundo diretor da guarda, Mauro da Silva, aparentemente, a tartaruga tinha marcas no casco e na barriga de hélice de embarcações.

“Pode ter sido que alguma embarcação passou por cima do animal e isso causou a sua morte”, informou Mauro.

Animal estava no canal de navegação, próximo a embarcações em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Guarda Marítima e Ambiental/ Divulgação
Animal estava no canal de navegação, próximo a embarcações em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Guarda Marítima e Ambiental / Divulgação

De acordo com o biólogo marinho Vinícius Santos, a tartaruga-verde pode medir até 115 cm e pesar em média quando adulta 230 kg. A presença da espécie é muito comum na região.

O biólogo disse ainda que mortes de tartarugas na região têm sido causadas pela ingestão de plásticos e acidentes com embarcações.

Por Larissa Vilarinho, G1 — Região dos Lagos (estagiária sob supervisão de Franklin Vogas)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.