Tartaruga-marinha resgatada em Bragança (PA) passa por cirurgia

Tartaruga-marinha resgatada em Bragança (PA) passa por cirurgia
Foto: Reprodução Internet

Uma tartaruga-marinha de 90cm e 32kg foi resgatada no sábado (7) na praia de Ajuruteua, em Bragança, no nordeste do Pará. O animal foi encontrado por moradores, que acionaram os bombeiros. O resgate da tartaruga foi feito com a ajuda do IBAMA.

O animal foi transportado para Belém e encaminhado para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através do projeto do Grupo de Pesquisa em Biologia em Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (Bioma).

A tartaruga apresentava uma séria lesão em uma das nadadeiras que causou osteomielite, uma inflamação no osso, por isso médicos veterinários realizaram uma cirurgia na manhã desta segunda-feira (16) para a amputação do membro.

Ela vai permanecer na Ufra para recuperação e nutrição durante o período pós-operatório, sendo acompanhada pela equipe de médicos veterinários da universidade e do projeto Bioma. O estado do animal será avaliado para verificar como pode ser feita a reabilitação, se poderá retornar à natureza ou se será encaminhado para algum centro de reabilitação de tartarugas marinhas no Brasil.

Resgate de tartaruga em Cotijuba

Na última quinta-feira (12), uma tartaruga-marinha gigante foi resgatada em uma praia na ilha de Cotijuba, em Belém. O animal foi encontrado por moradores, que acionaram o batalhão de policiamento ambiental. O resgate da tartaruga foi feito com a ajuda do IBAMA.

Foi necessária a ajuda de seis homens para carregar a tartaruga até a caminhonete da polícia, que conduziu o animal para a sede do Batalhão de Policiamento Ambiental de Cotijuba. Lá, ela recebeu cuidados veterinários e foi hidratada.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.