Cerca de 150 pessoas acompanharam a soltura da tartaruga em Florianópolis — Foto: Divulgação/ Tamar

Tartaruga que ficou presa em rede de pesca é solta no mar em Florianópolis; Veja o vídeo

Uma tartaruga verde foi solta no mar na tarde deste sábado (31), na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. Cerca de 150 pessoas acompanharam a soltura, mesmo com o tempo chuvoso.

O animal ficou preso em uma rede de pesca e foi resgatado em 19 de julho deste ano, em Penha, no Litoral Norte catarinense. Ele foi encaminhado ao projeto Tamar, na Capital, onde ficou mais de um mês em tratamento.

VÍDEO: Tartaruga verde é devolvida ao mar neste sábado (31) em praia de Florianópolis

De acordo com os pesquisadores do Tamar, não é possível estimar a idade da tartaruga, mas de acordo com o tamanho dela – 37 centímetros de casco – estima-se que ela ainda seja jovem. A tartaruga pesa cinco quilos. Os animais adultos desta espécie podem chegar a um metro e 40 centímetros e pesarem até 200 quilos.

Tartaruga foi solta no mar na tarde deste sábado (31), na Barra da Lagoa, em Florianópolis — Foto: Divulgação/ Tamar
Tartaruga foi solta no mar na tarde deste sábado (31), na Barra da Lagoa, em Florianópolis — Foto: Divulgação/ Tamar

O Tamar possui uma importante parceria com os pescadores da região, que alertam o instituto quando alguma tartaruga fica presa em redes. A orientação é, caso alguém encontrar uma tartaruga, é tentar retirá-la da rede e deixá-la fora da água descansando e se recuperando, pois ela pode ter se afogado.

É possível avisar o Tamar pelo número (48) 3236-2015. Em Santa Catarina, o projeto atende na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Os animais encontrados são avaliados, passam por tratamento quando necessário, são anilhados e em seguida retornam ao mar.

Na semana passada, outro animal foi solto em Florianópolis. A tartaruga foi pescada por engano em Bombinhas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.