Tartaruga é devolvida ao mar após tratamento, em João Pessoa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Tartaruga resgatada com plástico no intestino é devolvida ao mar após tratamento, na PB; VÍDEO

Uma tartaruga foi devolvida ao mar da Praia dos Seixas, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa. O animal foi encontrado em dezembro por pescadores e estava com um machucado na cabeça. A TV Cabo Branco acompanhou o retorno do animal ao ser habitat ao vivo (assista à reportagem abaixo).

De acordo com o veterinário Thiago Nery, a tartaruga tem 72kg, é um macho, adulto, da raça tartaruga-de-pente, que pode viver mais de 100 anos, e costuma nascer e desovar no litoral da Paraíba.

O animal foi encontrado em dezembro por pescadores na praia de Marcação, Litoral Norte do estado. A tartaruga estava com um machucado na cabeça e com problemas de locomoção.

VÍDEO: Tartaruga é devolvida ao mar em João Pessoa

Após o tratamento do ferimento, segundo o veterinário, foram realizados exames e foi encontrada uma grande quantidade de plástico no intestino do animal, iniciando um novo tratamento para a retirada do lixo.

Segundo o veterinário, a quantidade de plástico no animal também atrapalha sua locomoção, já que o plástico estava com gás que inviabiliza a flutuação da tartaruga, que fica impedida de ir ao fundo do mar se alimentar e com o casco exposto ao sol, correndo o risco de queimaduras.

“A gente tem as tartarugas que são animais, que eu acredito, que a população já associou que é um animal que sofre bastante com esse lixo, com plásticos nas águas, mas a gente tem que falar na verdade de toda fauna marinha, que tem animais filtradores, que passam por isso com microplásticos a plásticos enormes. Esse alerta é pra nunca poluir os oceanos, na verdade nunca poluir nossas cidades também”, afirmou Thiago Nery.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.