Tartaruga-verde encalha e é resgatada viva na praia de Ponta Negra, em Natal

Tartaruga-verde encalha e é resgatada viva na praia de Ponta Negra, em Natal
Tartaruga-verde encalhou viva na tarde deste domingo (14), na praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Redes sociais

Uma tartaruga-verde encalhou na tarde deste domingo (14), na praia de Ponta Negra, em Natal. O animal da espécie “Chelonia mydas” recebeu atendimento da equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PCCB/UERN), mas não apresentava ferimentos. Ela foi medicada e será acompanhada.

De acordo com a equipe do Projeto Cetáceos, a tartaruga foi encontrada por banhistas que acionaram polícia ambiental. Devido ao difícil acesso ao trecho, a equipe do Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) fez o transporte do animal até a Via Costeira.

No local, o animal recebeu atendimento da equipe de veterinários do projeto e em seguida, foi levado para um centro de estabilização.

De acordo com médicos veterinários do projeto, a avaliação clínica mostrou que o animal estava em boas condições físicas, hidratado e sem ferimentos. A tartaruga foi medicada e será acompanhada e avaliada diariamente.

Segundo os pesquisadores, a região da Bacia Potiguar é uma importante área de ocorrência e alimentação de tartarugas-verde, sendo a espécie com maior número de registros de encalhe na região.

De acordo com o PCCB, todas as espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção na classificação do Ministério do Meio Ambiente e a tartaruga-verde é tida como “em perigo”.

Tartaruga-verde foi encontrada por banhistas encalhada na Praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Redes sociais

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.