Animal foi resgatado por equipes do Instituto Biopesca e segue em observação na sede da organização

Tartaruga-verde presa a rede de pesca é resgatada em Mongaguá, SP; vídeo

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi resgatada por equipes do Instituto Biopesca na quinta-feira (8), em Mongaguá. O animal estava preso a uma rede de pesca e foi localizado, inicialmente, por um pescador.

Juliano Almeida, parceiro da organização, percebeu a presença do animal na rede de pesca e conseguiu tirá-lo do petrecho. Depois disso, acionou o Biopesca.

No local, a médica veterinária Vanessa Ribeiro fez a manobra de desafogamento, procedimento padrão para tartarugas resgatadas nessas condições, e fez o transporte do animal para a sede do instituto, onde segue em observação para retornar ao seu ambiente, o que deve ocorrer em breve.

“Ela estava bem ativa e quase não expeliu água durante a manobra. Mesmo assim, o atendimento veterinário completo é essencial”, explicou a profissional.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Tartaruga-verde estava presa a uma rede de pesca em Mongaguá (Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca)

Fonte:

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.