Tartarugas aparecem mortas na orla de Maceió, AL

Tartarugas aparecem mortas na orla de Maceió, AL

Por Cláudia Galvão e Milton Rodrigues

AL maceio tartarugas 20140610 085502

Pescadores encontraram mais uma tartaruga marinha sem vida na manhã desta terça-feira, dia 10, próximo à balança do bairro da Pajuçara. A espécie do animal não foi determinada, mas segundo os pescadores que atuam no local, a tartaruga pesa mais de 20kg e teria sido trazida pela maré alta.

Ainda segundo relato dos pescadores, mais de dez animais foram encontrados na mesma região desde o começo do ano. Vários fatores contribuem para a morte dos animais, desde poluição, acidentes com redes e hélices de embarcações e até o fenômeno conhecido como ‘mar grosso’.

O animal apresenta vários ferimentos, contudo, não é possível determinar se eles ocorreram antes ou depois da morte. Ambientalistas são aguardados no local para recolher o animal para promover estudos.

Fonte: Alagoas 24 Horas

Nota do Olhar Animal: A preocupação com as tartarugas partir de pescadores dá indícios de ter havido um trabalho de conscientização para a preservação da espécie, promovido por ambientalistas. Infelizmente, nada de questionar a matança de seres tão sencientes quanto as tartarugas: os peixes. Ambientalistas de forma geral preocupam-se com “equilíbrio”, “conservação”, “biodiversidade”, mas passam longe do questionamento ético, de uma visão não antropocêntrica do universo.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.