Tartarugas que foram presas em redes de pesca são devolvidas ao mar em Vitória, ES

Tartarugas que foram presas em redes de pesca são devolvidas ao mar em Vitória, ES

Seis tartarugas foram encontradas presas em uma rede dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, em Vitória, na manhã deste domingo (14).

Três foram devolvidas imediatamente ao mar, duas foram entregues ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) para tratamento e reabilitação e uma já estava morta.

A operação náutica foi realizada por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Patrulha Ambiental Náutica, Proteção Ambiental e Policia Militar Ambiental.

Segundo a Prefeitura, essas operações integradas têm o objetivo coibir e prática de pesca ilegal e predatória na capital.

Na ação, foi apreendida também redes de espera com 1,2 mil metros. O infrator não foi localizado.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Fillho, essas ações são permanentes e não têm hora nem dia para acontecer.

“Quem for flagrado vai ter todo o material recolhido, poderá ter a embarcação apreendida, será multado e ainda poderá responder por crime ambiental”, disse.

Na noite de sexta-feira (12), a equipe de fiscalização da Semmam realizou mais uma operação náutica em parceria com a Guarda Municipal e a Capitania dos Portos na Baía de Vitória, próximo à Ilha da Pólvora, na região de Santo Antônio.

Na ocasião, foi apreendida uma rede de espera ilegal com 300 metros no canal principal da Baía de Vitória. O infrator recebeu um auto de apreensão e dois autos de infração.

#Repost @ipram.es• • • • • •Eventualmente recebemos tartarugas vitimadas por asfixia em redes de pesca – vivas ou mortas – provenientes de Vitória-ES. As medidas de proteção ao meio ambiente pelo poder público e a intensificação de ações de fiscalização são importantes para proteger a vida marinha na capital e certamente estão salvando a vida de muitas tartarugas marinhas, dentre outros animais. Creditos pelo vídeo: @vitoriaonline.Lei 9.077/2017 – Proíbe a pesca com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória e nos canais de navegação: Canal de Vitória e Canal de Camburi, do Município de Vitória..Decreto municipal 17.342 de 03/05/2018 cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baia das Tartarugas, uma área de 1.685,47 hectares, estendendo-se desde o Complexo de Tubarão, passando por toda a Praia de Camburi, até a altura da Terceira Ponte, incluindo as Ilhas do Boi e do Frade e a Curva da Jurema..#pescailegal #BaiadasTartarugas #VitoriaES #CapixabadaGema #fiscalização #MeioAmbiente #Natureza #VidaMarinha #faunamarinha #proteçãoambiental #mar #IlhadoBoi #IlhadoFrade #Camburi #PraiadeCamburi #JardimdaPenha #MatadaPraia #Vix #AmoVitoria #AmoVix #praia #vidanautica #standup #caiaque #remo #canoahavaiana #natacao

Julkaissut Baía das Tartarugas / Vitória-ES Perjantaina 22. toukokuuta 2020

Fonte: G1 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.