Tartarugas são encontradas mortas em rede de pesca, em Rio das Ostras, RJ

Tartarugas são encontradas mortas em rede de pesca, em Rio das Ostras, RJ
Tartarugas marinhas da espécie cabeçuda foram encontradas mortas em uma rede de pesca. (Foto: Netto Mury)

Cinco tartarugas marinhas da espécie cabeçuda foram encontradas mortas, na manhã de terça-feira (11), na Praia Remanso, no bairro Costazul em Rio das Ostras. Os animais, segundo banhistas, estavam presos numa rede de pesca. Segundo o município, os animais foram encaminhados ao Centro de Animais Marinhos em Macaé na quarta-feira (12).

Banhistas que frequentam a praia Remanso, contam que animais marinhos são encontrados mortos com frequência.

“Eu acredito que os bichos estejam morrendo enroscados em redes de pesca na água, como aconteceram com essas cinco tartarugas encontradas aqui na praia. É revoltante essa situação, os pescadores precisam tomar mais cuidado, e algum órgão tem que tomar providencia para que mais animais não morram”.  Disse Neide Batista, moradora.

Entramos em contato com a prefeitura, e fomos informados que a Coordenadoria de Proteção Ambiental realiza operações de fiscalização ao longo da orla de Rio das Ostras para coibir a pesca predatória e outras ações ilegais.

O Portal Cidade 24h também entrou em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e fomos informados que o órgão vai intensificar as ações de fiscalização para reprimir a pesca irregular na Região de Macaé e de Rio das Ostras. O INEA informou ainda que essas operações são realizadas regularmente nessa região,  sempre com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, da Capitania dos Portos e do Comando de Polícia Ambiental.

O INEA disse ainda que planeja desenvolver ações de educação ambiental com pescadores da região. A finalidade é sensibilizá-los de como a  prática da pesca irregular pode afetar o meio ambiente e da importância da preservação da fauna aquática.

Por Adriano Pereira

Fonte: Alagoas 24H

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *