Tchê Vegano é a primeira loja vegana do interior do RS

Tchê Vegano é a primeira loja vegana do interior do RS
Foto: Fábio Grison

Com formação em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Internacional, o empreendedor Ismael Toigo, que é vegano, está á frente da primeira loja vegana do interior do RS, a Tchê Vegano, localizada na Rua Moreira César, 1995, no bairro Pio X, em Caxias do Sul.

Criado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson, o movimento vegan, ou vegano, vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Em busca uma vida mais sustentável, o veganismo cresce em média 40% ao ano no Brasil e vem se tornando um nicho de mercado interessante. No Brasil, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos, muitos deles, veganos. Dados do Instituto Ipsos reforçam que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne.

O número de pessoas que aderem ao veganismo e que buscam alternativas saudáveis para a alimentação tem aumentado significativamente: “As pessoas estão se tornando conscientes com a exploração animal. Estão percebendo que um animal, apesar de não ser um ser humano, é um ser vivo, assim, sente dor, emoções, fome, frio, calor, e demais, assim como nós seres humanos”, ressalta Toigo. Ao perceber essa mudança de comportamento das pessoas em todo o mundo, na Alemanha o veganismo aumentou 800% em três anos, o motivou a investir na Tchê Vegano, em Caxias do Sul.

A Tchê Vegano oferece aos clientes mais de 500 itens desde alimentos resfriados a congelados, uma vasta linha de produtos sem glúten e sem açúcar e de petiscos veganos para cães. Itens como requeijão e maionese orgânica, pastas para pães, cream cheeses, queijos e mortadelas vegetais e hambúrgueres orgânicos estão entre os produtos mais procurados. Churros com doce de leite de coco coxinhas de jaca, pão de queijo, risoles de palmito e esfihas de soja são opções saudáveis encontradas na loja. Os leites de aveia e castanha, sobremesas, iogurtes de coco ou amêndoas, achocolatados com leite de coco, pão para hambúrguer, gelatinas de algas marinhas, ravióli, nhoque de batata doce, risotos e estrogonofe.

Inaugurada em outubro, a Tchê Vegano atende de segunda a sexta das 8h30min às 19h30min, nos sábados das 9 horas às 19h30min e nos domingos das 9 horas ao meio-dia.

Por Miguel Brambilla

Fonte: Sabe Caxias


Nota do Olhar Animal: O veganismo é comumente associado a questões como saúde e sustentabilidade, porém o que define o veganismo é a ética. Leia mais sobre veganismo acessando o artigo O que é veganismo.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.