Terremoto na Itália: chegou também a ambulância para os animais

Terremoto na Itália: chegou também a ambulância para os animais

Em Pescara del Tronto o alívio de cães e gatos retirados dos escombros.

Tradução de Flavia Luchetti

ITALIA terremoto ambulancia 02Aparentemente é uma ambulância como todas as demais, mas aquela estacionada atrás das barracas de campanha em Pescara del Tronto tem cães e gatos desenhados em sua carroceria. É na verdade um ponto de resgate veterinário, agora comprometidos em ajudar os animais na área atingida pelo terremoto.

Três gatinhos resgatados nos escombros foram os primeiros a serem atendidos. Os pequenos felinos ficam parados, ainda assustados, dentro de uma gaiola especial na ambulância. Eles agora serão examinados pelos veterinários e só então serão dados em adoção. “Perfeitamente saudáveis” afirmam os voluntários que criaram também uma pequena tenda de atendimento.

O novo serviço que tem sua base de atuação na entrada do distrito de Arquata del Tronto e é organizada pela associação de voluntários “Amico Fedele de San Benedetto del Tronto” juntamente com a Cruz Amarela de Ancona, o serviço veterinário da Azienda Sanitaria Locale (Asl) e do Instituto Zooprofilattico das regiões da Umbria e Marche.

Conta também com o apoio da faculdade de veterinária da Universidade de Camerino. É, sobretudo, uma base veterinária pública. Projetada para recuperar e, se necessário curar, todos os animais da área atingida pelo devastador terremoto. A ambulância veterinária tem o interior bastante similar a uma utilizada por seres humanos, e tem por objetivo tratar cães e gatos que foram atingidos pelo terremoto. E esta apta para garantir um primeiro atendimento que depois, eventualmente aperfeiçoada com a internação nas dependências da faculdade de veterinária.

Os voluntários estão disponíveis a qualquer momento também para animais que acompanharam seus donos e estão alojados nas tendas de campanha.

Em realidade são cães e gatos moradores em casas de Arquata del Tronto, agora inabitáveis. E que seguiram seus donos em alojamentos improvisados com todas as dificuldades e problemas relacionados nestas situações. O ponto de cuidados veterinários estabelecido em Pescara del Tronto está operativo 24 horas. Gestionado durante o dia por voluntários (entre eles um cozinheiro e uma enfermeira de um instituto de pesquisa para idosos) e de delegados das entidades não governamentais. “Estamos disponíveis – explicam- até quando seja necessário, até que haja um pouco mais de normalidade”.

ITALIA terremoto ambulancia

ITALIA terremoto ambulancia

ITALIA terremoto ambulancia

ITALIA terremoto ambulancia

ITALIA terremoto ambulancia

Fonte: ANSA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.