Teste rápido indica que cães da PM de Tocantins podem estar infectados com calazar

Teste rápido indica que cães da PM de Tocantins podem estar infectados com calazar
Animais são usados em operações de busca e também para procurar drogas. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um teste rápido feito pela Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) indica que cães da Polícia Militar do Tocantins podem estar infectados com calazar. O resultado é apenas uma suspeita e precisa de outros exames mais detalhados para ser comprovado. A PM informou que cinco dos nove filhotes examinados receberam o diagnóstico.

Os testes foram feitos a pedido da própria PM, que informou que este é um procedimento de rotina. O Centro de Controle de Zoonoses já recolheu o material para que os exames de laboratório sejam feitos e o resultado final deve sair em uma semana.

A Semus destacou que o teste rápido não dá um resultado definitivo e que a suspeita ainda pode ser descartada.

A Polícia Militar disse ainda que os cães adultos não foram infectados, já que são todos vacinados contra calazar. Dois veterinários da corporação acompanham os exames e vão avaliar que ação pode ser tomada caso algum dos cães tenha a doença confirmada.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: E qual será o destino dos animais que seriam explorados por forças de segurança caso se confirme o diagnóstico de leishmaniose?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *