Thor e Pandora têm data marcada para ida a ONG em SP; entidade pede doação

Thor e Pandora têm data marcada para ida a ONG em SP; entidade pede doação
Thor chega junto a Pandora na próxima segunda (28) em SP - Divulgação

Após 20 dias, sob tutela da ONG Anjos do Poço, Thor e Pandora finalmente têm data marcada (28 de dezembro) para irem a São Paulo onde ficarão sob responsabilidade da ONG Pit Sales, especializada em ressocialização de cães da raça Pit bull. Os animais ficarão até a próxima segunda (28), – data de embarque -, em um hotelzinho para cães no município de São Lourenço da Mata. As passagens foram pagas pela Pit Sales e custaram R$ 5,3 mil. 

“Fazemos um apelo aqui para pedir uma ajuda para custear o translado, porque eles estão precisando”, disse o ativista Douglas Brito que atuou de frente no trabalho com Thor na ONG Anjos do Poço. 

Ao chegar em São Paulo, Thor deve passar por um trabalho de ressocialização para que possa voltar ao convívio social com humanos e outros animais. “Tivemos problemas com ele [Thor], porque de repente ele se alterava e queria atacar. Como Pernambuco não tem um centro específico para cuidados necessários, ele precisará embarcar a São Paulo”, afirma.

Segundo Brito, Thor será estudado e avaliado, pois ele só consegue ter relação com Pandora. “Na Pit Sales eles já pegaram animais com características piores, mas já vimos que os animais passaram a ter tranquilidade. Aqui no Estado não conseguimos – pelo curto prazo – fazer um trabalho mais especializado”, destacou Brito. 

Thor e Pandora têm entre 3 e 4 anos de idade. Enquanto mais novos, mais fácil deve ser o trabalho de ressocialização de um animal. No entanto, ainda assim é totalmente possível e viável que Thor consiga desenvolver um comportamento saudável e que futuramente possa até ser colocado para adoção. 

“Nosso sentimento é de esperança e de muita ansiedade. Esperamos que daqui há uns dias, uns meses, tenha um vídeo dele completamente ressocializado. Como ativista, não me sinto com o dever totalmente cumprido, mas sinto que lutei como pude junto à prefeitura. O sentimento é de gratidão e que mesmo com todos os sacrifícios e com a pandemia, limitações de verba, esta ida é histórica”, expressou Brito. 

Relembre o caso: 

Em 22 de novembro, Thor atacou criança. O caso aconteceu em uma marina localizada em Barra de Jangada, no Jaboatão dos Guararapes, onde o menino de cinco anos estava com a família. O cão teria se soltado do local onde ficava e acabou o atacando.

O menino foi socorrido para o Hospital da Restauração e depois transferido para uma unidade particular, no Recife. Ele passou por cirurgias de buco-maxilo. 

Após o ocorrido, o município recolheu o animal, Thor, assim como Pandora, fêmea também pit bull que vivia no mesmo ambiente que ele e que também teria se soltado no dia do incidente, mas foi contida por um funcionário do espaço.

Por Rodrigo Barros

Fonte: Folha PE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.