Tigre é abatido e mais de 100 animais apreendidos em zoológico dos EUA acusado de maus-tratos

Tigre é abatido e mais de 100 animais apreendidos em zoológico dos EUA acusado de maus-tratos
Tigre Zeus — Foto: Reprodução/Cat Tales

Mais de 100 animais foram retirados de um zoológico na Virgínia, Estados Unidos, de acordo com documentos judiciais divulgados pelas autoridades estaduais em uma apuração sobre a falta de cuidado e crueldade com os animais. O tigre siberiano Zeus, de 12 anos, precisou ser sacrificado na noite de quarta-feira.

Com o mandado de busca e apreensão, 89 animais vivos foram apreendidos no Natural Bridge Zoo, enquanto outros 28 animais falecidos foram removidos, informou o The Roanoke Times. O gabinete do procurador-geral Jason Miyares está conduzindo a investigação, com a ajuda da Polícia do Estado da Virgínia.

Outros animais vivos que foram levados incluíam lêmures, araras, pítons e lhamas. Segundo uma fonte anônima relatou aos investigadores, uma elefante chamada Asha vivia em condições precárias, dormindo na própria urina e tomando banhos frios.

Elefante Asha — Foto: Reprodução/Barbara Baker
Elefante Asha — Foto: Reprodução/Barbara Baker

O informante disse que Asha estava algemada e não conseguia sair de seu próprio lixo. No depoimento, a pessoa também afirma que o elefante levou quase 191 pessoas para passear na corcunda em um único dia, e 357 pessoas em um período de dois dias.

Segundo a porta-voz de Miyares, Victoria LaCivita, a investigação criminal está em andamento em sigilo. O mandado foi para documentos de registro comercial, registros de doações (de animais) feitas ou recebidas, registros de cuidados com animais, registros veterinários, registros de alimentação animal, certificados de inspeções veterinárias, registros de transporte, recibos de vendas, registros diários de visitantes, entre outros.

Mario Williams, advogado do proprietário do zoológico, questionou a investigação, dizendo à WDBJ-TV no início da semana que o zoológico tentaria impedir qualquer apreensão permanente dos animais, o que ele disse ser inconstitucional.

Fonte: O Globo

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.