Tigre libertado do “pior zoológico do mundo” ama a vida fora da jaula

Tigre libertado do “pior zoológico do mundo” ama a vida fora da jaula

Por Zainab Akande / Tradução de Elisangela Evaristo

Durante nove anos, tudo o que Laziz conhecia era a vida dentro de uma pequena jaula em um zoológico em Khan Younis, cidade em uma Gaza devastada pela guerra.

O zoológico abriu pela primeira vez em 2007, mas ganhou sua reputação de “pior zoológico do mundo” depois que animais mortos e mumificados foram vistos empilhados ao lado de animais vivos em 2008. A descoberta horrível veio depois que os animais do zoológico foram abandonados por três semanas devido a ataques aéreos de Israel.

Foi somente em meados de abril de 2015 que os animais vivos que restaram no zoológico receberiam a ajuda de que precisavam. A Four Paws (Quaro Patas) foi a primeira organização de bem-estar autorizada a entrar em Gaza para verificar os animais, e os planos para libertá-los foram colocados em prática.

Gaza tigre vida fora jaula2

“Os grandes felinos sobreviventes – uma leoa e um tigre – estão encurralados em cercados destruídos e estão extremamente magros”, disse o Dr. Amir Khalil, veterinário que lidera o esforço de resgate da Four Paws, em um comunicado à imprensa na época.

O jardim zoológico foi aberto com 65 animais, embora esse número tenha caído para 16 – incluindo Laziz, o último tigre em toda a Gaza. Então, apenas no mês passado, o melhor resultado possível finalmente se concretizou.

Gaza tigre vida fora jaula3

“Após longas negociações, uma ousada missão de resgate finalmente recebeu o sinal verde”, escreveu a Four Paws em um comunicado à imprensa. “A Four Paws finalmente poderá resgatar os 16 animais do Zoológico Khan Younis na Faixa de Gaza, e não apenas transferí-los para novos lares, mas também fechar o conhecido “pior zoológico do mundo“ de vez!”

Gaza tigre vida fora jaula4

Pássaros, macacos, tartarugas, porcos-espinhos, uma ema e Laziz foram levados às pressas para locais seguros – a maioria dos animais encontrou um novo lar no New Hope Center de Jordan. Laziz foi transportado para o santuário Lionsrock Lodge & Big Cat Sanctuary, da Four Paws, na África do Sul. Parecia que Laziz estava mais do que pronto para um recomeço em sua vida. De acordo com a Four Paws, o novo lar de Laziz possui dois acres de terreno gramado e uma piscina.

“Laziz tomou a iniciativa e entrou em sua caixa de transporte sem hesitação”, a Quatro Patas escreveu no Facebook no final de agosto. “Ele até parece estar mais calmo na caixa agora do que jamais esteve em sua gaiola desoladora.”

Durante todo seu transporte, Laziz foi mimado com água fresca, comida e “ar-condicionado” – sua caixa foi mantida resfriada com gelo e um ventilador.

Gaza tigre vida fora jaula5

O tigre chegou em segurança na África do Sul e foi solto no santuário apenas alguns dias atrás. Desde então, ele tem usado seu tempo para absorver os novos cheiros e paisagens dos arredores tranquilos, informou a Four Paws.

Gaza tigre vida fora jaula6

“Tivemos a impressão de que ele estava bastante relaxado e confiante quando chegou, mas ele é realmente muito sensível e vai levar mais tempo do que esperávamos para ele sair da sua concha e se sentir seguro em seu novo lar,” disse Fiona Miles, diretora nacional da Four Paws, ao The Dodo.

Gaza tigre vida fora jaula7

Ele geralmente mantém-se recluso por enquanto, mas está encontrando segurança e conforto dentro das estruturas do seu ambiente – um comportamento normal para animais resgatados e recém-chegados.

Gaza tigre vida fora jaula8

“Eu também posso imaginar que o silêncio em torno dele em Lionsrock, em comparação com o ambiente ruidoso e violento em Gaza, seja algo muito novo para ele”, disse Hildegard Pirker, chefe de bem-estar animal na Lionsrock, ao The Dodo. “Ele pouco reage quando falamos com ele ou chamamos seu nome, mas eu tenho certeza que isso acabará mudando”.

Gaza tigre vida fora jaula9

Nesse meio tempo, Laziz continua a desfrutar de sua nova vida, esticando-se preguiçosamente sob o quente sol africano, rodeado por cuidadores que estarão lá para ele a cada passo do caminho – bem diferente da vida triste e isolada que ele vivia em Gaza.

Gaza tigre vida fora jaula10

Assista a este vídeo do incrível resgate da Four Paws em Gaza:

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.