Tigre real de Bengala Rama morre em zoo de Delhi; ativista acusa as autoridades de assassinato

Tigre real de Bengala Rama morre em zoo de Delhi; ativista acusa as autoridades de assassinato

Horas após Rama, um tigre real de Bengala de oito anos e meio, ter morrido no último dia 20 no Zoológico de Delhi, na Índia, Sangeeta Dogra, que diz ser ativista dos direitos dos animais acusou as autoridades pelo “assassinato” do animal.

Desde o dia 29 de julho, o tigre recebia atendimento veterinário após ter ficado doente.

Ao falar com a agência de notícias ANI, Dogra declarou, “Eu tentava visitar Rama por uma semana, mas as autoridades não permitiam. A diretora do zoo, chamada Renu, o matou em conspiração com o veterinário do zoo e outros funcionários”.

Ao tomar conhecimento do assunto, Dogra enviou uma carta ao Ministério do Meio Ambiente e também à Autoridade Central do Zoológico (CZA).

Logo após a declaração da morte de Rama, Dogra sentou-se em forma de protesto no zoológico alegando que as autoridades mataram o tigre.

Dogra alegou que o relatório que dizia que o tigre tinha problemas hepáticos e renais é forjado. “Os funcionários aqui, inclusive Fateh Singh, têm o hábito de beber. Ele costumava agredir Rama com varas”, ela alegou.

A ativista animal também alegou que o dente de Rama foi destruído pelos funcionários e a administração do zoológico tentava esconder isso, já que eles devem ter “vendido seu canino quebrado”.

Dogra alegou que “por saber que ela poderia ser imputada com base no ato de caça e caça furtiva, a diretora Renu matou o tigre”.

Enquanto isso, o departamento do Parque Zoológico Nacional disse que “a causa da morte de Rama foi lesão degenerativa múltipla de órgão por septicemia, que levou ao colapso pulmonar correlacionado com as descobertas histopatológicas”.

“Os tecidos dos órgãos foram enviados ao Instituto de Pesquisa Veterinária Indiana (IVRI) para uma avaliação mais detalhada”, disse o departamento.

Já de acordo com o Parque Zoológico Nacional, o tratamento foi aplicado ao tigre conforme sugestão dos especialistas do IVRI. Além disso, um veterinário do MC Parque Zoológico, Punjab, visitou o tigre no dia 20 de setembro. Entretanto, ele morreu, apesar de todos os esforços da equipe.

Rama virou notícia no dia 10 de setembro, quando atacou um cuidador do zoológico.

Conforme os relatórios, Rama nasceu no zoo Mysore em 2011 e foi “dado de presente” para o zoo de Delhi em 2014. Ele era um dos três tigres reais de Bengala e ficava na jaula número 5.

Dogra também alegou que o chimpanzé Reeta também foi morto pelas autoridades, já que estava doente havia muito tempo e a diretora não a deixou ver o animal.

“Quando eu pedi às autoridades do zoo que me permitissem ver Rama, eles me mostraram um lugar bonito, e não onde Reeta e Rama eram mantidos. Estou me oferecendo como voluntária, mas eles dizem que não trabalham com voluntários. Os cuidadores não são tão amorosos”, Dogra alegou.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Business Standart

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.