Tigres e leões resgatados de circos celebram o Halloween com abóboras de catnip

O fim do mês de outubro chegou e com ele, o Halloween — ou Noite das Bruxas, como é popularmente conhecido em Portugal. E apesar de hoje ser a data oficial, o passado fim de semana já contou com várias festas espalhadas pelo País. Pais e filhos aproveitaram as celebrações no Jardim Zoológico (que ainda não acabaram), e até os animais tiveram direito a celebrações. Tanto cá, quanto lá fora.
No santuário Animal Defenders International Wildlife (ADI), na África do Sul, foram os grandes felinos as estrelas. Tigres e leões resgatados de vários circos ilegais espalhados pelo mundo foram presenteados com abóboras de catnip. Afinal, não são só os pequenos felinos que fazem a festa com a famosa e mundialmente conhecida “erva do gato”.
Desde a passada semana, os animais estão a celebrar a altura mais assustadora do ano com a “Annual Pumpkin Appeal”. A atividade faz parte de um programa criado pelo santuário para manter os animais ativos, curiosos e contentes. Através de doações disponíveis desde os dois euros, qualquer um pode “comprar” uma abóbora para um dos felinos através do website da ADI.
Nas redes sociais, neste domingo, 30 de outubro, o santuário publicou um vídeo a mostrar a alegria dos felinos, e a agradecer as doações que tem recebido desde o início do ano. “Estes animais sofreram uma vida inteira de crueldade e privações no circo, por isso é uma alegria especial vê-los a divertirem-se e a viverem a vida ao máximo no seu lar — Feliz Dia das Bruxas!”, disse Jan Creamer, presidente da ADI.
Enjoy this year’s fun at the ADI Wildlife Sanctuary in South Africa as the lions & tigers (most of them rescued from circuses in Guatemala, Colombia & Peru) demolish their pumpkins. Thank you to everyone who supported the pumpkin appeal for treats for animals throughout the year. pic.twitter.com/dX6Hb1hmzM
— ADI (@AnimalDefenders) October 30, 2022
Os anos de abusos e a liberdade
A maioria dos tigres e leões residentes no Animal Defenders International Wildlife (ADI) foram resgatados de circos ilegais no Peru, Guatemala e Colômbia. Os 32 felinos viviam em pequenas jaulas e não recebiam os devidos cuidados. Hoje, no santuário, desfrutam de grandes recintos projetados para replicar a vida na natureza. Nestes, espaços para passear, explorar e comemorar não faltam.
“Quando não estão a viver confinados numa jaula ou a fazer espetáculos, estes felinos adoram brincadeiras que estimulam os seus corpos e as suas mentes. Têm disponíveis pneus presos em árvores, vários extratos de plantas, plataformas e muito mais”, garante o ADI.
Entre os animais, as irmãs tigresas Sun, Moon, Luna e Jade, conhecida como as “Spice Girls”, estão entre as protagonistas nas redes sociais do santuário. Sasha, uma tigresa, e David, um leão, também não ficam de fora. Nos últimos dias, foram muitas as fotografias partilhadas dos felinos a atacarem e brincarem com as abóboras. O gigante David não resistiu aos efeitos da catnip e até se deitou no relvado.

Apesar das abóboras serem o principal passatempo dos felinos atualmente, não são a sua única diversão. A erva do gato é bastante utilizada pelo santuário para manter os animais ativos e, durante todo o ano, são vários os brinquedos recheados de catnip que os gigantes ganham.
Para além dos felinos, o santuário de 184 hectares é o lar de vários outros animais resgatados, como macacos, ursos, elefantes e cavalos. O ADI luta também contra o tráfico de animais selvagens, e contra os abusos no mercado do entretenimento, como o uso ilegal e desumano de animais selvagens em anúncios televisivos.
Percorra a galeria para ver a alegria dos grandes felinos.
Por Izabelli Pincelli
Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original
Nove razões para não visitar zoológicos