Tigres resgatados deixam a Polônia rumo à Espanha

Tigres resgatados deixam a Polônia rumo à Espanha
Foto: France 24

Cinco dos nove tigres que por pouco não sobreviveram a uma jornada cansativa pela Europa partiram no último dia 30 para seu novo lar em um refúgio de animais na Espanha, após semanas de recuperação em um zoológico polonês.

“Os tigres foram embora. Estamos muito felizes que em apenas 24 a 30 horas eles chegarão”, disse Malgorzata Chodyla, porta-voz do zoológico de Posnânia, oeste da Polônia.

Seu destino é o Primadomus Wildlife Refuge, na cidade espanhola de Villena, no sudeste.

Chodyla disse que houve um breve susto, já que dois dos tigres não queriam dormir, apesar dos sedativos que receberam.

“Quando toda a equipe precisa entrar no recinto para tirar o tigre e ele de repente levanta a cabeça, esses são alguns momentos tensos. Mas tudo aconteceu com segurança”, disse ela à agência de notícias AFP.

Ela acrescentou que o veículo tinha aquecimento e os tigres tinham espaço suficiente para trocar de posição.

No final de outubro, as autoridades de fronteira polonesas encontraram dez grandes felinos emaciados e desidratados na traseira de um caminhão, que os levava da Itália para um zoológico na República do Daguestão, na Rússia.

Promotores poloneses acusaram dois caminhoneiros italianos e um russo que supostamente organizaram a viagem de maus-tratos a animais depois que o caminhão ficou preso por dias na fronteira da Polônia com a Bielorrússia.

Os promotores também acusaram um veterinário do serviço de fronteira polonês por não ter examinado adequadamente os tigres quando chegaram ao cruzamento de Koroszczyn, onde um deles morreu.

Os nove tigres sobreviventes foram levados para dois zoológicos poloneses.

O zoológico de Posnânia os descreveu como “emaciados, desidratados, com olhos fundos, excrementos grudados nos pelos, ardência ao urinar, num estado total de estresse, sem vontade ou desejo de viver” quando foram descobertos.

De acordo com organizações de direitos dos animais, existem apenas entre 3.200 e 3.900 tigres na natureza em todo o mundo.

Outros 7.000 são mantidos em cativeiro, principalmente na Ásia.

Tradução de  Maria Leticia Guerra Machado Coelho

Fonte: France 24

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.