Tigres são forçados a pular através de aros em chamas em ‘zoológico’ popular na Tailândia

Tigres são forçados a pular através de aros em chamas em ‘zoológico’ popular na Tailândia

Por Marti Trgovich / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Um tigre fica em uma pequena plataforma, três aros de fogo pairando à sua frente. Ele hesita por um segundo, e então, percebendo que não tem escolha, pula.

Ele de alguma forma passa pelos três aros, apesar de quase não conseguir.

E como se isso não fosse o suficiente para a plateia, mais tigres se enfileiram para fazer o mesmo truque.

Tailandia tigres aros chamas2

Esta é a vida no Sriracha Tiger Zoo, em Pattaya, Tailândia, lar de tigres e outros animais que são treinados para fazerem truques nada naturais – e no processo enfrentam uma crueldade inimaginável. Na realidade, seria impossível para animais selvagens, como tigres e elefantes, “aprenderem” esses truques sem agressões ou abuso físico.

Tailandia tigres aros chamas3

As condições de vida no zoo também são brutas: Um relatório de 2010 feito pelo World Animal Protection (WAP – Proteção Animal Mundial) verificou que 99 por cento dos tigres cativos na Tailândia vivem em “condições inadequadas ou seriamente inadequadas”.

“O relatório descobriu preocupações sérias sobre o bem-estar em todos os locais de entretenimento com tigres”, Dr. Jan Schmidt-Burbach, um veterinário sênior de vida selvagem do WAP localizado em Bangkok, conta ao The Dodo.

Adam M. Roberts, presidente da Born Free USA, reitera essa declaração.

“Eu revisitei o zoo [Sriracha] em 2013, e ele continuava deplorável com múltiplos tigres em uma única exibição”, Roberts conta ao The Dodo. “Os recintos são pequenos e têm chão de concreto e barras. Muitos tigres na piscina de cimento fazem com que os animais briguem. É absolutamente inaceitável.”

Tailandia tigres aros chamas4

Roberts visitou Sriracha pela primeira vez em 2004, e na época descreveu a “debilitação e o medo” dos animais:

Todos os animais esperavam sua vez para se apresentarem em um túnel com portão, os treinadores constantemente os cutucavam com uma vara de metal através das barras de ferro. Os animais no show eram golpeados na cara com a vara muito regularmente e a maioria parecia ter uma fraqueza drástica nas pernas traseiras. Foi algo muito doloroso de se ver.

Um vídeo postado no YouTube em 2013 mostra alguns dos tigres cujo recinto era um tipo de galeria de tiro: Os animais deitavam no concreto enquanto os turistas usavam “armas” e atiravam em pedaços de metal pendurados no alto, acima dos tigres. Havia o constante clique dos gatilhos. Ocasionalmente um visitante acertava um dos alvos, e um pedaço de comida caía no fosso dos tigres.

Tailandia tigres aros chamas5

Roberts diz que provavelmente há entre 400 e 500 tigres no Sriracha, mas pode haver animais adicionais que não são exibidos e usados para reprodução e shows.

E a WAP estimou previamente que cerca de 100 filhotes de tigre poderiam nascer em Srircha a cada ano.

Tailandia tigres aros chamas6

“Eles estão promovendo orgulhosamente o sucesso de sua reprodução, o que envolve separar os filhotes das mães em uma idade muito jovem para usá-los para que os turistas possam alimentá-los com mamadeiras”, Schmidt-Burbach diz. “A separação dos filhotes de suas mães em uma idade tão jovem é cruel e as condições que os filhotes estão enfrentando ao longo de suas vidas geram sérias preocupações de bem-estar”.

Tailandia tigres aros chamas7

Em um vídeo do YouTube, um filhote de tigre é agarrado pelo pescoço, e então seu cuidador rapidamente enfia uma mamadeira em sua boca conforme ele é passado aos turistas.

Tailandia tigres aros chamas8

Tigres crescidos são usados também. “Tigres adultos usados para selfies são constantemente contidos por correntes e obrigados a deitar quietos por horas a cada vez”, Schmidt-Burbach acrescenta.

Tailandia tigres aros chamas9

Infelizmente, a crueldade não é limitada aos tigres. Os elefantes que vivem no zoológico também aprendem comportamentos absurdamente anormais – como levar turistas para passear.

Tailandia tigres aros chamas10

Outros animais são colocados em situações que são inegavelmente perigosas, como este crocodilo que foi ensinado a permitir que uma artista coloque sua cabeça dentro de sua boca.

Tailandia tigres aros chamas11

Em um vídeo, uma mulher se contorce quando um bebê crocodilo é colocado em suas mãos. Um crocodilo maior é içado por um treinador que tenta colocá-lo nos colos dos turistas – quando ele não quer ir, eles tentam novamente mais quatro ou cinco vezes, balançando-o para frente e para trás.

Tailandia tigres aros chamas12

Entretanto, após anos de sofrimento, a ajuda pode finalmente estar a caminho.

Em junho, as autoridades da Tailândia confiscaram 100 animais do famoso Templo dos Tigres em meio às alegações de tráfico de vida selvagem. Na sequência dessa repressão, os agentes anunciaram que iriam inspecionar mais 30 zoológicos, incluindo o Sriracha Tiger Zoo.

Tailandia tigres aros chamas13

Mas até agora, não está claro qual ação, se alguma, já foi tomada – e é importante notar que o zoológico ainda está relacionado no site oficial de turismo do país.

“Embora o zoo esteja sendo observado após ter sido implicado na venda de mais de 100 tigres para a China, há pouca evidência de taxas sendo estipuladas”, diz Roberts.

Schmidt-Burbach diz que a WAP está em contato próximo com as autoridades responsáveis pela investigação e que eles colocariam preferencialmente “uma proibição permanente na reprodução de tigres cativos em instalações privadas para diminuir progressivamente esta indústria cruel que somente existe pelo lucro comercial”.

O Sriracha Tiger Zoo não respondeu ao pedido do The Dodo por comentários.

Você pode saber mais sobre os tigres e outros animais selvagens usados no turismo na Tailândia aqui. A melhor maneira de acabar o uso dos animais no entretenimento e turismo pelo mundo é não apoiando isso.

“Se você pode abraçar, montar ou tirar uma selfie com um animal selvagem, a chance é que crueldade esteja envolvida – então simplesmente não faça isso”, diz Schmidt-Burbach.

Você pode assistir mais do que acontece no Sriracha Tiger Zoo abaixo:

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.