TJ concede liminar que liberta urso Robinho do Zoológico de Goiânia

TJ concede liminar que liberta urso Robinho do Zoológico de Goiânia
Urso Robinho no Zoológico de Goiânia. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) emitiu, nesta sexta-feira (14), uma liminar que concede a libertação do urso Robinho do Zoológico de Goiânia para o Santuário Rancho dos Gnomos, na região serrana da cidade de Joanópolis, no Estado de São Paulo.

A ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal travou uma batalha na Justiça durante um ano para conseguir a libertação de Robinho, que vive há 16 anos em cativeiro. Em decisão de segunda instância o desembargador Sebastião Fleury destacou que “o Urso Robinho nasceu em cativeiro, estando no Zoológico desde o seu nascimento, todavia, isso não desconfigura a sua condição de animal, cujo ambiente natural encontra-se nos países da América do Norte e da Europa, com clima mais ameno. Outrossim, é cediço para aqueles que vivem em Goiânia que o clima é sempre de muito calor, durante quase todo ano, além de seco, como nesta época, com elevadas temperaturas, a partir do mês de agosto e calor extenuante.”

O desembargador concluiu que “o animal em questão está submetido à ambiente diversamente oposto ao seu habitat natural” e determinou a imediata transferência do urso para o seu novo lar. Lá ele será alojado em recinto individual de dois mil metros quadrados, com piscina de água corrente, árvores, caverna artificial e sem visitação pública, com a possibilidade de convivência com outros dois ursos resgatados que já residem no Santuário.

A mãe de Robinho, a ursa Lucy, morreu no início do mês de outubro do ano passado com convulsões. Ela chegou em Goiânia nos anos 80 e teve seu filhote Robinho em cativeiro. Há 16 anos, Robinho vive nas jaulas do zoológico da capital.

Por Tainá Borela, do Mais Goiás

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.