Toda a praia vem junto para salvar dezenas de baleias que chegaram à costa

Toda a praia vem junto para salvar dezenas de baleias que chegaram à costa
Foto: Facebook/Dixie V. McCoy

Quando as pessoas chegaram a uma praia em Saint Simons, na Geórgia, na terça-feira, esperando um dia relaxante de verão, ficaram chocadas ao descobrir que um bando inteiro de baleias-piloto havia sido levado à praia pela correnteza. As baleias estavam se agitando freneticamente, tentando voltar ao mar. Havia algo entre 40 e 50 baleias alinhadas na praia.

Não foi difícil perceber que essas baleias precisavam de ajuda, e assim toda a praia entrou em ação.

Sem hesitar, os banhistas entraram na água e começaram a trabalhar juntos para tentar empurrar as baleias de volta ao oceano antes que fosse tarde demais. Estranhos logo se tornaram amigos enquanto adultos e crianças subiam e desciam a costa, entrando onde quer que fossem mais necessários. 

Foto: Facebook/Dixie V. McCoy

Aqueles que não puderam ajudar com o empurrão efetivo ajudaram jogando água nas baleias, tentando mantê-las frescas e hidratadas enquanto estavam expostas ao sol quente.

Foto: Facebook/Dixie V. McCoy

O Departmento de Recursos Naturais da Georgia (DNR) foi rapidamente contatado, e os banhistas continuaram a fazer sua parte enquanto todos esperavam pela sua chegada.

Embora os banhistas não devam devolver os animais encalhados sozinhos à água sem entrar em contato com um profissional, já que eles costumam se lavar porque estão doentes, neste caso ficou claro que os animais provavelmente estavam saudáveis, mas perdidos desde que um grupo inteiro foi arrastado.

Antes mesmo de os resgatistas chegarem, os banhistas conseguiram manter a maioria das baleias a uma distância segura da costa, salvando suas vidas. Ao longo dos últimos dias, o DNR continuou a acompanhar o grupo de perto, pois ainda está bastante próximo da costa e continuará a monitorá-lo até que esteja certo de que está tudo seguro.

Foto: Wildlife Resources Division-Georgia DNR

“Apesar de o encalhe ser uma ocorrência natural conhecida, a única coisa que podemos fazer é continuar empurrando-os para o mar”, disse Clay George, especialista sênior em vida selvagem do DNR, em um comunicado à imprensa.

Foto: Wildlife Resources Division-Georgia DNR

Infelizmente, três das baleias do grupo faleceram, mas o resto parece ir bem depois da provação. Espera-se que o grupo inteiro continue cada vez mais longe e continue a prosperar graças à compaixão e preocupação de dezenas de banhistas que fizeram tudo o que puderam para ajudar.

Confira o vídeo completo desse incrível resgate abaixo:

https://www.facebook.com/dixie.mccoy.7/videos/10162062217905611/

Por Caitlin Jill Anders / Tradução de Maria Leticia Guerra Machado Coelho

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.