Todo o mundo estava pronto para desistir deste bezerro doente – exceto uma porquinha resgatada

Todo o mundo estava pronto para desistir deste bezerro doente – exceto uma porquinha resgatada

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Alice Wehrle Gomide

O bezerro estava em péssimas condições quando Kelly Nelder o encontrou. Ele estava fraco, apático e severamente abaixo do peso. Quando Nelder se aproximou do bezerro em sua baia imunda, ele quase nem levantou sua cabeça.

Australia bezerro doente porquinha

O bezerro tinha nascido em uma fazenda de laticínios em Nova Gales do Sul, na Austrália. Bezerros machos são vistos como “produtos residuais” da indústria de laticínios. Após suas mães terem dado à luz, os bebês machos são enviados para o abate, de forma que o leite de suas mães possa ser usado para o consumo humano. Quando uma mulher que morava em Sidney ficou sabendo sobre o bezerro, ela se ofereceu para adotá-lo. Suas intenções eram boas, mas ela não sabia como alimentar um bezerro, e o bebê perdeu peso quando ele deveria estar ganhando.

Australia bezerro doente porquinha2

Nelder, que fundou o santuário Sugarshine Farm Sanctuary perto de Lismore, na Austrália, checou à propriedade da mulher no subúrbio para pegar três porcos, incluindo uma porquinha chamada Baby. Quando Nelder pisou no quintal da mulher, ela viu o bezerrinho. “Ele estava sozinho na baia imunda”, Nelder conta ao The Dodo. “Eu fiquei chocada quando nos contaram que ele tinha quatro semanas de idade, porque ele parecia muito mais novo”.

Australia bezerro doente porquinha3

A mulher concordou em ceder o animal a Nelder, juntamente dos outros três porcos. Nelder colocou os animais em seu velho Toyota Echo de duas portas e os dirigiu de volta ao santuário. O bezerro era tão pequeno que ele coube no banco de trás. No começo daquele dia, Nelder tinha ido ao funeral de sua amada avó Bunny, então Nelder chamou o bezerro de “Bunny” em homenagem a ela.

Australia bezerro doente porquinha4

Ao invés de colocar Bunny em uma baia externa, Nelder o colocou dentro de sua casa. “Bunny estava muito doente”, Nelder diz. “Ele dormia em um pequeno colchão dentro da marquise, mas ele estava muito desconfortável. Ele estava fraco e com dor, e não conseguia relaxar”.

Australia bezerro doente porquinha5

Nelder tentou manter Bunny isolado, mas a porquinha Baby tinha outras ideias. “Eu estava indo para a marquise para alimentar Bunny quando Baby entrou e começou a acariciar o rosto de Bunny e a subir nele”, diz Nelder. “Nós dissemos para Baby sair de lá porque Bunny estava muito doente para brincar e eu coloquei Baby para fora do quarto. Enquanto eu estava ocupada alimentando Bunny, Baby empurrou a porta de correr com seu focinho, correu para dentro e pulou no colchão”.

Australia bezerro doente porquinha6

Nelder tentou de novo tirar Baby de lá, mas ela percebeu que Bunny se aconchegou a Baby como se fosse um travesseiro. Nelder ficou supresa – os animais tinham vindo da mesma propriedade, mas eles eram mantidos em locais separados e não tinham se conhecido até aquele momento. Mesmo assim Bunny e Baby agiram como se fosse velhos amigos, e Bunny começou a relaxar pela primeira vez desde que ele chegou ao Sugarshine.

Australia bezerro doente porquinha7

Mesmo com a companhia de Baby, a saúde de Bunny continuou a piorar. Ele começou a ter coriza e tinha dificuldade em respirar. Nelder correu com Bunny ao veterinário, e ela recebeu más notícias: Bunny tinha pneumonia, e o veterinário pensou que a única opção seria a eutanásia. Nelder, entretanto, pensou que Bunny ainda tinha uma chance. Ela pegou uma receita de antibióticos para ele, juntamente de uma medicação para hidratação, e o levou de volta ao Sugarshine.

Bunny melhorou por cerca de 24 horas, mas então sua saúde despencou de novo. “Ele estava tão fraco, ele não conseguia levantar sua cabeça”, diz Nelder. “Eu tinha que segurar sua cabeça com uma mão e colocar a seringa em sua boca com a outra. Eu esperava até que ele engolisse, mas algumas vezes ele estava muito fraco até mesmo para engolir. Ele não conseguia ficar de pé para ir ao banheiro, o que o estressava muito, então eu tinha que segurá-lo em pé para que ele pudesse fazer suas necessidades”.

Australia bezerro doente porquinha8

Então Bunny começou a ter convulsões. Convulsões muito fortes. Seus olhos viravam para trás e seu pescoço ficava rígido. “Foi uma experiência realmente horrível”, Nelder diz. “Eu tentei chamar o veterinário de plantão para vir eutanasiá-lo, mas ele ficou preso em outro lugar”.

Baby ficou ao lado de seu melhor amigo o tempo todo. “Após as convulsões, Baby se aconchegava a Bunny e o acalmava”.

Australia bezerro doente porquinha9

Após uma noite exaustiva e cheia de lágrimas, Nelder chamou o veterinário de novo para ver se ele podia fazer a eutanásia em Bunny, mas algo extraordinário aconteceu. “Enquanto eu estava falando com a enfermeira veterinária ao telefone, eu percebi Baby dançando ao redor do rosto de Bunny”, Nelder conta. “Bunny tinha erguido sua cabeça e seus olhos estavam abertos. Isto parece inacreditável, mas é verdade! Eu disse ao veterinário que já retornaria”.

Australia bezerro doente porquinha10

Lentamente mas com confiança, Bunny começou a usar suas pernas quando Nelder o ajudava a ir ao banheiro. Então Bunny começou a dar alguns passos sozinho. Quando Bunny caia, Baby ia ao seu encontro.

Australia bezerro doente porquinha11

Bunny tem problemas em suas articulações devido ao episódio de pneumonia, e ele ainda precisa de medicamentos para aliviar a dor e antibióticos. Mas ele é um bezerro completamente diferente agora – brincalhão, curioso, que ama andar pelo santuário animal com sua melhor amiga, Baby. Ele também grita bem alto pedindo seu café da manhã, e gosta de se molhar nas tardes de sol.

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsugarshinesanctuary%2Fvideos%2F629240347226064%2F&show_text=0&width=660″ width=”660″ height=”371″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” seamless=”seamless” allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>

“Eu acredito que o amor, a afeição e o espírito confiante que a porquinha Baby compartilhou com Bunny fez absolutamente a diferença em sua recuperação”, diz Nelder. “Provavelmente uma diferença entre vida ou morte. Ver Bunny e Baby felizes e saudáveis juntos me faz lembrar que o mundo é um lugar maravilhoso, e que o amor que os animais podem dar não possui fronteiras”.

Australia bezerro doente porquinha12

O Sugarshine Farm Sanctuary é um refúgio animal em Nova Gales do Sul, Austrália, que aborda o resgate animal sem nenhum julgamento. Eles acreditam que os animais precisam de amor, afeição, saúde mental e alegria, da mesma forma que eles precisam de comida, água e abrigo.

Para auxiliar o Sugarshine a ajudar animais como Bunny e Baby, você pode fazer uma doação aqui. Você também pode ver as atualizações sobre Bunny e Baby seguindo a página do Facebook do Sugarshine.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.