Toninha acompanhada há mais de 7 sete anos por projeto é encontrada morta em SC

Toninha acompanhada há mais de 7 sete anos por projeto é encontrada morta em SC
Toninha Eco é encontrada morto na Baía da Babitonga — Foto: Projeto Toninhas/Univille/Divulgação

Uma toninha foi encontrada morta na Baía da Babitonga, no Norte do estado, informou o Projeto Toninhas, da Universidade da Região de Joinville (Univille), nesta segunda-feira (23). O animal era um macho adulto chamado Eco. Os pesquisadores acreditam que ele tenha se enroscado por acidente em uma rede de pesca.

Eco era monitorado pelo projeto há mais de sete anos e frequentemente era visto durante as saídas a campo dos biólogos da organização. O mamífero estava em fase reprodutiva e era um dos 50 indivíduos da espécie que vivem exclusivamente na Baía da Babitonga.

Marcas de rede

O veterinário Diogo Cristo, que fez o exame de necropsia no animal, afirmou que ele morreu por afogamento. “Acreditamos que o animal tenha se enroscado acidentalmente em uma rede de emalhe. O animal possuía marcas de rede na nadadeira caudal, na cabeça e no rostro, além de água nos pulmões”, disse.

Toninha Eco é encontrada morto na Baía da Babitonga — Foto: Projeto Toninhas/Univille/Divulgação

“Em um número tão pequeno, qualquer perda é inestimável. Mais ainda quando falamos de um animal em fase reprodutiva. As toninhas são monogâmicas e o macho auxilia no cuidado do filhote. Não perdemos só o Eco, perdemos uma família”, lamentou a coordenadora do projeto, a bióloga Marta Cremer.

Desde janeiro, 46 toninhas foram encontradas mortas nas praias dos municípios de Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul, todos no Norte do estado. O Projeto Toninhas acompanha os indivíduos da espécie que vivem na Baía da Babitonga há quase 20 anos.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.